Segunda-feira, 25 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2024
O autor do pedido de moção foi o deputado Coronel Meira (PL-PE).
Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosA Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou nesta terça-feira (9) uma moção de aplauso e louvor a Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), por “expor e enfrentar a censura política e infundada imposta pela justiça brasileira contra os usuários da plataforma no País”.
O autor do pedido de moção foi o deputado Coronel Meira (PL-PE). Ele afirmou na justificativa do requerimento que a Justiça brasileira “está assoberbada por operações desproporcionais e, não raro, inconstitucionais”.
“Pela coragem, respeito ao Estado de Direito e compromisso com a liberdade, propomos a presente Moção ao empresário sul-africano-canadense Elon Musk”, afirmou Coronel Meira.
Nos últimos dias, Musk fez uma série de publicações contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O empresário anunciou no sábado (6) que liberaria contas na rede social que foram bloqueadas por decisões judiciais. O bilionário firmou, em publicação na segunda-feira (8), que o ministro do STF tem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) numa “coleira”.
Também na segunda, o magistrado determinou a inclusão de Musk como investigado no inquérito das milícias digitais e instaurou inquérito para apurar as condutas de empresário quanto aos crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Além disso, o ministro do Supremo determinou que, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, haverá aplicação de uma multa diária de R$ 100 mil por perfil desbloqueado.
A moção foi aprovada de forma simbólica pela Comissão de Segurança Pública. No Congresso, os requerimentos do tipo costumam ser utilizados como recursos pela oposição para dar destaque a determinados fatos. No Legislativo, as moções são utilizadas para expressar a manifestação da Casa Legislativa em relação a um fato e podem de repúdio, louvor, apoio, desconfiança, solidariedade, e entre outros.
A discussão do requerimento motivou desentendimento entre os deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e Glauber Braga (PSOL-RJ), que era o único parlamentar governista presente.
“Não adianta colocar a bandeira do Brasil nas costas e se dobrar, ficar de joelho para o bilionário para que tenha a soberania brasileira sendo atacada”, disse Braga em referência indireta a Gilvan, que costuma usar uma bandeira do Brasil pendurada no ombro.
Deputados da oposição criticaram a postura de Braga por tratar de outros temas durante o tempo direcionado para falar contra o requerimento. O deputado do Psol mencionou em sua fala a morte da vereadora Marielle Franco do Psol, em 2018, e a suposta relação da família Bolsonaro com o crime organizado. Fora do microfone, Gilvan chamou Glauber Braga de “palhaço”.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Os bolsonaristas possuem um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações , falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado.
Bah, o Ochoa acabou de se autodiagnosticar!!! Os sintomas são idênticos!!!
Avisando o RETARDADO que sempre elogia o ESTADISTA MULA. A Direita não quer bagunçar o país. Isto o Pai dos Pobres faz sozinho. A Direita quer deixar um minino de Brasil para o proximo Presidente. Aceita que dói menos.
A extrema direita gosta de passar uma Vergonha
Constituição não faz exceção para Elon Musk, que deve ser responsabilizado
Musk é um ser debochado e prepotente e uma das mais tristes expressões do mundo atual,