Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do RS vai ampliar investigação contra Ruy Irigaray

Compartilhe esta notícia:

O parecer do corregedor foi pelo prosseguimento das investigações contra Irigaray, que se dará por meio de uma subcomissão processante.

Foto: Divulgação
Parlamentar do PSL terá sua situação decidida em votação no Plenário. (Foto: Divulgação/AL-RS)

Em reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (6), o corregedor da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do RS, Tiago Simon (MDB), apresentou o relatório sobre denúncias envolvendo o deputado Ruy Irigaray (PSL). O parecer do corregedor foi pelo prosseguimento das investigações, que se dará por meio de uma subcomissão processante.

Em reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em 14 de fevereiro, o parlamentar foi acusado por ex-assessoras de utilizar mão-de-obra de servidores vinculados ao seu gabinete parlamentar na reforma de um imóvel e em tarefas domésticas, solicitar parte dos salários de funcionários, prática conhecida como rachadinha, e atacar desafetos por meio de perfis falsos nas redes sociais.

Depois de ouvir as denunciantes, o parlamentar acusado e examinar fotos, vídeos, áudios e mensagens, o corregedor concluiu que os elementos são suficientes para embasar a continuidade do processo e aprofundar as investigações.

De acordo com o relatório, “uma vez demonstrado que o denunciante incorreu em conduta indecorosa”, houve abuso de prerrogativas ou percepção de vantagens indevidas, poderá haver perda do mandato, como determina o artigo 45 do Código de Ética Parlamentar.

Subcomissão processante

O processo de análise das denúncias, a partir de agora, será conduzido por uma comissão processante, integrada pelos deputados Beto Fantinel (MDB), Mateus Wesp (PSDB) e Dalciso Oliveira (PSB), eleitos logo depois da leitura do relatório.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, Fernando Marroni (PT), o primeiro passo da subcomissão, que tem o papel de instruir o processo, determinar as diligências e assegurar a ampla defesa do acusado, será escolher o relator, o revisor e o vogal entre seus integrantes.

O deputado Ruy Irrigaray acompanhou a reunião extraordinária, que ocorreu de forma remota.

A Comissão de Ética é integrada pelas deputadas Juliana Brizola (PDT) e Fran Somensi (Republicanos) e pelos deputados Fernando Marroni (PT), Aloísio Classmann (PTB), Tiago Simon (MDB), Beto Fantinel (MDB), Mateus Wesp (PSDB), Edegar Pretto (PT), Capitão Macedo (PSL), Fábio Ostermann (NOVO), Sérgio Turra (PP) e Dalciso Oliveira (PSB).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da Covid-19
Nova York quer oferecer vacina da Johnson & Johnson para turistas; viajantes brasileiros podem ficar de fora
https://www.osul.com.br/comissao-de-etica-da-assembleia-legislativa-do-rs-vai-ampliar-investigacao-contra-ruy-irigaray/ Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do RS vai ampliar investigação contra Ruy Irigaray 2021-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar