Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de maio de 2025
O aumento do IOF foi anunciado em 22 de maio e, no mesmo dia, contou com um recuo parcial do Executivo. Na foto, Fernando Haddad
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilA CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, na terça-feira (27), um convite para que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explique o aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) anunciado pelo governo federal.
O requerimento foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF). Ainda não há data definida para que Haddad compareça à comissão.
No dia 11 de junho, o ministro deve ser ouvido por deputados federais em uma audiência conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle. A reunião com o chefe da equipe econômica, no entanto, já estava prevista antes do anúncio sobre o IOF.
O aumento do IOF foi anunciado em 22 de maio e, no mesmo dia, contou com um recuo parcial do Executivo. Ante a repercussão negativa no mercado financeiro, o Ministério da Fazenda decidiu revogar o aumento do imposto para investimentos de fundos nacionais no exterior.
O Congresso Nacional tem 19 projetos apresentados para barrar o aumento do IOF.