Terça-feira, 19 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Comissão do Senado aprova convite para ministro explicar fraudes no INSS

Compartilhe esta notícia:

Novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, deve prestar esclarecimentos no dia 15 de maio

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, deve prestar esclarecimentos no dia 15 de maio (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (6), um requerimento que convida o atual ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel, a prestar depoimentos sobre a fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Antes de ocupar o cargo de ministro, Wolney conduziu a secretaria-executiva do Ministério da Previdência Social. A audiência está prevista para ocorrer em 15 de maio.

O requerimento teve como relator o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e foi apresentado pelo senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). O documento pede uma justificativa para a “ausência de uma ação imediata do Ministério da Previdência Social quando informados das fraudes” do INSS e quais ações foram adotadas por Wolney à época em que era secretário-executivo.

Inicialmente, a ideia da comissão era convocar o novo ministro da Previdência, o que obrigaria sua presença no colegiado. No entanto, os parlamentares decidiram por converter a convocação em um convite. Wolney pode optar por não comparecer e enviar um representante em seu lugar.

Wolney assumiu a pasta após o ex-ministro Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, deixar o cargo na semana passada, em meio às investigações sobre fraudes em aposentadorias e pensões do INSS.

O novo ministro também é filiado ao PDT e, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), liderou o partido e a oposição ao governo na Câmara dos Deputados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anderson Cardoso da Silva
6 de maio de 2025 20:30

Convite ? Tem que ter algemas

Fernando Krause
6 de maio de 2025 22:50

Era o número 2 do Lupi e sabia de tudo o que estava acontecendo no INSS …
PORQUE NÃO AGIU ????????

Nilton G Veiga
6 de maio de 2025 22:55

Blá, blá, blá, blá, blá, blá…
Mais uma pizza tamanho família.

Vanderlei Stefani
7 de maio de 2025 13:59

Para lembrar os desmandos e pilantragens do desgoverno do Bozo contra o INSS, sendo que o senador Marinho, aliado do Bozo, mandava e desmandava no Instituto do povo brasileiro. O Bozo invadiu o INSS para dar dinheiro para 7 mil militares, sem nenhum preparo técnico para exercer funções e cargos para administrar o órgão. Tomara que venha a CPMI. Será outro tiro no pé dado pela própria oposição de extrema direita, como aconteceu com as CPMI do MST e da Covid-19, que se voltaram contra os bolsonaristas fascistas… Davis Sena Filho

Porto Alegre ganha plataforma de planejamento urbano que concentra dados e normas, com mapas interativos e análises em 3D
Ibama confirma que idoso foi atacado por onça-parda no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x