Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Partly Cloudy

Brasil Comissão na Câmara do Rio de Janeiro analisa pedido de cassação de Dr. Jairinho

Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira, Casa decide se aceita ou não o recebimento da representação

Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio/Divulgação
Nesta segunda-feira, Casa decide se aceita ou não o recebimento da representação. (Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio/Divulgação)

A Câmara de Vereadores do Rio dá mais um passo, nesta segunda-feira (03), sobre o pedido de cassação de Dr. Jairinho (afastado do Solidariedade). Está marcada para as 14h uma sessão da Comissão de Justiça e Redação para analisar se cabe aceitar a denúncia ou não.

Caso a Comissão de Justiça dê aval para o prosseguimento do pedido de cassação, a representação volta ao Conselho de Ética, que deve sortear um relator e citar o vereador Jairinho para que apresente sua defesa.

A partir do retorno ao Conselho de Ética, o grupo tem 30 dias para analisar provas e ouvir testemunhas. O pedido de cassação pode durar até 70 dias para que tenha um desfecho no plenário da Câmara de Vereadores. Jairinho é suspeito de torturar e assassinar o enteado Henry Borel.

Próximos passos

Comissão de Justiça vota se aceita representação. Em caso de recebimento, representação volta ao Conselho de Ética. O Conselho de Ética sorteia relator, que cita o vereador representado no prazo de 5 dias.

Relator abre prazo de 10 dias úteis para defesa de Dr. Jairinho (escrita e provas). Conselho de Ética recebe a defesa e tem 30 dias para fase de instrução.  Fase de instrução (provas e depoimentos) pode ser prorrogada por 15 dias.

Concluído o prazo, relator dá parecer em até 5 dias para arquivar ou não a representação. Parecer do relator é submetido ao voto do Conselho de Ética em até 5 dias. Parecer é aprovado se tiver maioria absoluta do voto dos integrantes.

Se o Conselho der parecer favorável à denúncia, processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia. Perda de mandato é votada no plenário, em votação aberta e são necessários votos de dois terços dos vereadores para a perda do mandato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em conversa com ruralistas, Bolsonaro diz que o governo reduziu multas ambientais para gerar “paz e tranquilidade” ao setor
Caixa Econômica Federal libera saques e transferências do auxílio emergencial a nascidos em fevereiro
Deixe seu comentário
Pode te interessar