Sábado, 27 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 17 de julho de 2015
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu arquivar o processo aberto contra a propaganda de Dia dos Namorados do Boticário, que exibiu diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, e virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca. Ainda cabe recurso à decisão do Conar.
Mas o julgamento dessa quinta-feira deverá servir de referência para casos semelhantes que forem levados ao órgão.
O processo foi aberto em junho, após o órgão receber centenas de reclamações de consumidores que consideraram a peça desrespeitosa à sociedade e à família.
Segundo o Conar, chegaram ao órgão cerca de 1 mil e-mails sobre o assunto, sendo metade reclamações e metade mensagens em defesa da propaganda.
A empresa de perfumaria afirmou que a decisão do Conar está em acordo com a proposta da marca de abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual, representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados.
Em comunicado divulgado após a polêmica gerada em torno do caso, a empresa afirmou que acredita na beleza das relações e que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.
A nova campanha da marca para o Dia dos Pais celebra a atitude da adoção de crianças órfãs. Mas, desta vez, tentará não dar margem a polêmicas. (AG)