Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Mostly Cloudy

Geral Concluído processo que permite obras do primeiro hospital veterinário público do Brasil

Entrega de licença ambiental para construção do hospital veterinário. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A primeira instituição pública de atendimento a animais de estimação do Brasil terá sua obra lançada nos próximos dias. A última etapa do projeto foi concluída nesta terça-feira (8) com a entrega da licença ambiental pela Prefeitura de Viamão. Localizada em um terreno do município, na divisa com Porto Alegre, a Unidade de Medicina Veterinária atenderá gratuitamente animais de tutores que comprovem baixa renda.

A entrega da licença foi feita pelo prefeito Valdir Bonatto (Viamão) ao prefeito José Fortunati (Porto Alegre). A cerimônia foi acompanhada pela primeira-dama da Capital, deputada estadual Regina Becker, e pelo secretário dos Direitos Animais, Maurício de Oliveira.

A área onde será construída a instituição, denominada Unidade de Medicina Veterinária Kate, fica na Lomba do Pinheiro, permitindo atender ambas as cidades. A parceria foi destacada por Fortunati, que agradeceu os esforços da prefeitura vizinha. “Esse dia consolida a nossa parceria, mas não se encerra com a entrega da licença. Continuaremos trabalhando juntos, com o compromisso de atender Viamão”, disse o prefeito da Capital, ao anunciar que ainda nesta terça entrará em contato com a construtora para que seja definido o início das obras.

Com um custo totalmente disponibilizado por um doador privado, a obra terá uma duração prevista de nove meses.

Estrutura

O local, onde atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade, concentrará toda a estrutura administrativa da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais) de Porto Alegre. No terreno de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza, foi definido após pesquisa em unidades de atendimento veterinário localizadas no País e no exterior.

Este será o primeiro hospital público para animais domésticos do Brasil. São Paulo possui um semelhante. Entretanto, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais criou instituição para atender casos de baixa complexidade e a prefeitura repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

Voltar Todas de Geral

Compartilhe esta notícia:

Caixa Econômica Federal muda regra e vai financiar até 70% de imóvel usado
Conheça a história do homem que passou 20 anos preso por um homicídio apesar de sua “vítima” continuar viva
Deixe seu comentário
Pode te interessar