Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Confiança do comércio registra o maior nível desde maio de 2015

Compartilhe esta notícia:

Segundo a FGV, ritmo de queda do consumo vem diminuindo (Foto: Tasso Marcelo/AE)

A confiança do comércio avançou 2,8 pontos entre maio e junho deste ano, ao passar de 70,9 para 73,7 pontos, o maior nível desde maio de 2015 (75,3), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

“Com alta consistente no bimestre maio-junho, a confiança do comércio se afasta do mínimo histórico de dezembro passado. A combinação de relativa estabilização do índice da situação atual e alta expressiva do índice de expectativas no ano sugere que o ritmo de queda do consumo vem se arrefecendo em 2016 e que o setor vai se tornando gradualmente menos pessimista em relação à evolução futura da economia”, afirma Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV.

O Índice da Situação Atual avançou 2,4 pontos, para 64,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 3,3 pontos, para 83,6 pontos, o maior desde janeiro do ano passado (84,9). “A alta dos dois indicadores é uma boa notícia, mas a evolução novamente mais expressiva do IE-COM levou à distância recorde de 18,7 pontos entre os dois indicadores”, diz a FGV.

Serviços

No confiança do setor de serviços, a alta foi de 1,9 ponto entre maio e junho, ao passar de 70,5 para 72,4 pontos. Após a quarta alta consecutiva, o índice atinge o maior nível desde junho do ano passado. Nove das 13 atividades pesquisadas registraram alta da confiança. A evolução do índice foi determinada pela combinação de altas em relação ao momento atual e nas expectativas para os próximos meses.

O índice de situação atual subiu 1 ponto, para 67,5, e o índice de expectativas avançou 3 pontos, alcançando 78 pontos. Com o resultado, o índice de expectativas abriu uma distância recorde de 10,5 pontos em relação ao índice de situação atual e apresentou a primeira variação interanual positiva (2,9 pontos) desde novembro de 2012. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia turca prende suspeitos de participação no atentado no aeroporto internacional de Istambul
Ministério da Educação divulga resultado do Fies
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar