Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Confira regras úteis e essenciais para arrumar a mala de bordo e viajar só com ela

Compartilhe esta notícia:

Levar menos coisas significa menos tempo desperdiçado despachando uma mala no aeroporto. (Foto: Reprodução)

Carole Hopson, uma piloto da United Airlines, passou anos aperfeiçoando seu ofício enquanto fazia inúmeras viagens ao redor do globo. Eventualmente, ela percebeu que o tinha dominado. Não voar o 737 (ela também faz isso), mas arrumar as malas.

Antes de um voo recente para o Caribe, Hopson colocou sua mala em uma balança de bagagem. “Minha mala estava com 5 quilos”, disse ela. Anos de disciplina e sacrifício a levaram a esse ponto: nada de pegar outra roupa em cima da hora, nada de livros pesados com capa dura para a praia.

“Estou muito orgulhosa de mim mesma. Não foi sempre assim”, disse Hopson. “Evoluí para malas menores – descobri que quanto menos eu levo, melhor.”

Levar menos coisas significa menos tempo desperdiçado despachando uma mala no aeroporto e buscando-a na retirada de bagagem (ou rastreando-a, caso tenha se perdido). Também há menos dinheiro gasto em taxas de bagagem despachada e menos peso para erguer até o compartimento superior da cabine.

Não precisamos igualar a conquista de 5 quilos de Hopson. Mas podemos aprender com ela e outros especialistas para nos tornarmos viajantes mais felizes e ágeis.

– Seja implacável sobre o que não é essencial: A maneira mais fácil de exagerar é começar a arrumar as malas sem um plano. Quanto tempo é a viagem? Como é o clima? Você vai a restaurantes com estrelas Michelin ou vai ficar na comida de rua? Quantos pares de roupa íntima são razoáveis?

O viajante mais frequente do mundo é Tom Stuker, um consultor de concessionárias de carros de Nova Jersey, que acumulou mais de 23 milhões de milhas. Ele tem um método simples: em vez de arrumar a mala para milhões de cenários “e se”, leve apenas o que você absolutamente precisa, além de um conjunto reserva, e certifique-se de que seja fácil de lavar.

Conforme você calcula essas necessidades, seja honesto consigo mesmo, diz Yolanda Edwards, fundadora da revista de viagens de luxo Yolo Journal. Se você realmente não gosta de malhar nas férias, pule as roupas de exercício. Enquanto faz essa reflexão, pense nas suas viagens passadas: quais foram os itens que você realmente precisou e o que poderia ter deixado para trás?

“Você vai ser aquela pessoa que, quando voltar para casa, vai dizer: ‘Não usei oito daquelas coisas, mas jurei que precisava delas’”, disse Edwards. “Tente lembrar todos esses erros de arrumação e não repeti-los.”

– Escolha versatilidade em vez de volume: Levar menos não significa usar a mesma roupa todos os dias (embora recomendemos estabelecer um uniforme de viagem). “Muitas pessoas não gostam de repetir roupas, mas… você não precisa usar da mesma maneira exata”, disse a aeromoça Ashlee Loree. “Versatilidade é tudo quando se trata de moda e viagens, e garantir que também seja confortável.”

Macacões, vestidos e lenços são particularmente flexíveis, diz Loree, assim como conjuntos combinando em cores diferentes.

– Encontre seu estilo de dobrar: Enrolar ou dobrar? Essa é a questão, especialmente porque alguns viajantes juram que enrolar suas roupas economiza mais espaço e causa menos rugas do que o “empacotamento plano”. Isso nem sempre é verdade. Camisetas e roupas íntimas ficam ótimas como um rolo apertado; trajes formais e suéteres volumosos? Nem tanto.

Edwards prefere um híbrido. “Gosto de enrolar todas as coisas que podem ser enroladas, e então eu dobro as coisas mais bonitas que não quero ter que passar e coloco isso por cima”, disse ela. Isso significa que itens como suas roupas de ginástica são enrolados enquanto blazers ou calças são dobrados.

Stuker usa cabides de lavanderia e sacos de plástico para embalar algumas roupas e enrola o resto. Loree também é uma “enroladora”, mas sua mala de viagem também funciona como uma bolsa para roupas, então ela pode pendurar alguns itens também.

Loree acredita que o método de enrolar ocupa menos espaço, mas disse que os viajantes devem tomar sua própria decisão. “Se for mais fácil para você dobrar e isso ocupar menos espaço, faça o que funciona para você”, disse ela.

– Mantenha itens essenciais na sua bagagem de mão: Se você está viajando com uma mala de rodinhas, corre o risco de ela ser despachada no portão. Prepare-se para esse destino infeliz mantendo itens críticos – medicamentos, valores – na sua “bagagem de mão” – mochila ou outra bolsa pequena o suficiente para guardar debaixo do assento.

Não dói manter outros itens essenciais por perto: uma troca de roupas, lanches, um carregador portátil e uma garrafa de água reutilizável.

– Reduza os itens de toalete: Dependendo da sua rotina de beleza, as nécessaires podem ficar muito cheias rapidamente. Seja rigoroso sobre o que você pode deixar de fora ou use recipientes apropriados para viagem que atendam aos requisitos de bagagem de mão da Administração de Segurança no Transporte.

Loree compra recipientes de tamanho de viagem para seus produtos favoritos. Edwards pula a maquiagem e traz cerca de oito itens de toalete em um estojo da Muji. Hopson reduziu sua rotina: “Consegui diminuir minha bolsinha de maquiagem para mais ou menos o tamanho da minha mão”, disse ela.

O lembrete de Stuker: a maioria dos itens básicos de toalete pode ser facilmente substituída no percurso. As informações são do jornal The Washington Post.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Avião da Azul decola poucos metros antes do fim da pista em Congonhas; companhia aérea apura o caso
O filme Back to Black é uma biografia romanceada de Amy Winehouse
https://www.osul.com.br/confira-regras-uteis-e-essenciais-para-arrumar-a-mala-de-bordo-e-viajar-so-com-ela/ Confira regras úteis e essenciais para arrumar a mala de bordo e viajar só com ela 2024-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar