Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 11 de junho de 2016
Agressão física não é a única forma de violência que existe. Muitas vezes, ela se dá por meio de ofensas, pressão psicológica, intimidação, injúria e ameaças verbais, dentre outros tipos de abusos morais. A situação é muito mais comum do que se imagina, já que, muitas vezes, ela é vista como um comportamento aceitável e até mesmo esperado, especialmente em relações de hierarquia (professor e aluno, chefe e subordinado, etc.)
Nas relações amorosas, ela também pode ser velada, causando não só traumas e danos morais à vítima como a sensação de impotência diante da agressão. A violência psicológica pode ser ainda mais perigosa do que a física, porque envolve emocionalmente o agredido. É importante informar-se sobre comportamentos abusivos, ou que sinalizem uma forte tendência nesse sentido, e estar preparado para identificá-los, seja na própria relação ou no relacionamento de pessoas próximas.
Lista dos sinais alarmantes.
A psiquiatra e psicanalista americana Gail Saltz informa sinais alarmantes de que um parceiro pode se tornar abusivo. Confira
Ele é ciumento e possessivo – “Ciúme não é igual a amor e pode ser uma bandeira vermelha, especialmente se é expressado de maneira crítica.”
Ele é controlador – “Cuidado com homens que agem como se você pertencesse a eles, dizendo o que você deve vestir ou fazer.”
Ele isola você – “O parceiro está afastando você de seus amigos e familiares? Este geralmente é um prelúdio de abuso.”
Ele é cada vez mais crítico – “A crítica pode ser sobre assuntos de maior ou menor importância: seu cabelo está muito curto, seu comportamento não está certo, etc.”
Ele tem “pavio curto” – “Pessoas abusivas tendem a ser impulsivas, explodir rapidamente, ter dificuldade em lidar com frustrações e, geralmente, perdem a cabeça por pouca coisa.”
Ele culpa os outros – “De alguma forma, nada nunca é culpa dele. São sempre os outros que fizeram algo de errado para ele.”
Quando ele bebe, fica nervoso – “Este é um sinal muito alarmante.”