Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Confirmada a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina neste ano

Compartilhe esta notícia:

Homem de 42 anos não havia tomado vacina contra a doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina confirmou, na manhã deste sábado (7), a primeira morte por febre amarela em humano de 2020 no estado, em Balneário Camboriú. O paciente não tinha registro de vacina contra a doença, de acordo com a Secretaria. O homem, de 42 anos, começou a apresentar os sintomas no dia 27 de fevereiro e procurou atendimento médico no dia 2 de março, data da morte, conforme a Secretaria de Saúde.

O paciente transitava entre as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. A região está sendo investigada pela área técnica como o local provável de infecção. A vítima não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), de acordo com a Secretaria.

Em 2019, dois homens morreram em Santa Catarina após contraírem a doença. A primeira morte foi registrada em março, em um homem de 36 anos, morador da localidade de Pirabeiraba, em Joinville. A segunda, no mês de junho, em um homem de 40 anos, morador de Itaiópolis, também no Norte do estado.

A Secretaria de Saúde afirmou que nenhum dos dois tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

A vacinação, distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única forma de prevenir a doença. A Secretaria de Saúde reforçou que todos os moradores do estado com idade acima de 9 meses devem procurar as unidades de saúde para serem imunizados.

Casos confirmados

O estado tem outros seis casos de febre amarela em humanos confirmados no estado neste ano. Dois deles são em Pomerode, um em Indaial, um em São Bento do Sul, um em Blumenau e um em Jaraguá do Sul. De acordo com a Secretaria da Saúde, todos os pacientes são homens jovens e sem registro de vacina.

Em 2020, foram registradas 11 mortes de macacos pela doença. Três em Blumenau, duas em Pomerode, duas em São Bento do Sul, uma em Gaspar, uma em Indaial, uma em Timbó e uma em Jaraguá do Sul. Outras 122 mortes de primatas estão sendo investigadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, os materiais foram colhidos e estão em fase de análise.

Vacina

Iniciada em em 43 municípios de Pernambuco, a campanha de vacinação contra a febre amarela foi ampliada e passou a fazer parte do calendário vacinal de todo o estado a partir desta segunda-feira (2). A imunização é voltada para o público que tem entre 9 meses e 59 anos.

O estado não estava incluso nas áreas com recomendação da vacina por não ser território de risco para a doença, sendo o último caso de febre amarela registrado em 1938, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A ampliação dos locais foi proposta pelo Ministério da Saúde como ação preventiva.

A secretaria apontou que devem ser de duas doses contra febre amarela para crianças dos 9 meses aos 4 anos. Acima dessa faixa etária, é necessária uma dose da doença.

A febre é transmitida pelos mosquitos Hemagogus e Sabethes e, nos pacientes, pode apresentar sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Nos casos mais graves, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Para crianças jovens, adolescentes e adultos dos 5 aos 59 anos que nunca foram vacinados ou que não têm comprovante de vacinação, é necessário tomar uma dose da doença. Quem está nessa faixa etária e já foi imunizado pode ser considerado vacinado. Para gestantes que nunca foram vacinadas ou que não têm comprovante de vacinação, não há indicação para imunização. O mesmo vale para mulheres que estejam amamentando crianças que têm até 6 meses de vida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A empresa Mastercard fechou o seu escritório em São Paulo após a confirmação de caso de coronavírus em um funcionário
A Receita Federal libera a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda nesta segunda
https://www.osul.com.br/confirmada-a-primeira-morte-por-febre-amarela-em-santa-catarina-no-ano/ Confirmada a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina neste ano 2020-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar