Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2015
O Congresso Nacional deve analisar nesta terça-feira (22) vetos que preocupam o Palácio do Planalto e que, se derrubados, podem elevar os gastos do governo. Um deles barrou o reajuste de até 78% para os servidores do Judiciário. Em julho, a presidenta Dilma Rousseff vetou essa proposta devido ao impacto que o gasto geraria para as contas públicas – segundo o governo, 25 bilhões de reais nos próximos quatro anos. Para o Executivo, a proposta de reajuste, aprovada pela Câmara e pelo Senado, é incompatível com a realidade econômica do País.
No início do mês, a última sessão do Congresso foi adiada por falta de quorum. Houve discussão e até empurra-empurra entre alguns parlamentares da base e da oposição, que acusaram o governo de manobrar para esvaziar a sessão.
Previdência
Entre os 32 vetos na pauta do Congresso também está o fim do fator previdenciário. Em junho, Dilma vetou a mudança no cálculo do fator previdenciário e editou uma medida provisória com uma proposta alternativa, na qual a fórmula usada para calcular a aposentadoria varia progressivamente de acordo com as expectativas de vida da população brasileira. (AG)