Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Congresso e Itamaraty gastam 684 mil reais por ano com aluguel de salas VIPs

Compartilhe esta notícia:

Prédio do Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Rodolfo Stuckert/Divulgação)

A Câmara dos Deputados, o Senado e o Itamaraty gastam juntos 57,8 mil reais por mês com o aluguel de salas VIPs no aeroporto de Brasília. Os espaços são usados para atender parlamentares, servidores e autoridades estrangeiras em visita ao Brasil. O STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) também mantêm salas privativas no aeroporto – o STF diz não ter gasto com o espaço, e o STJ não informou o custo com a sala que utiliza.

Algumas salas funcionam 24 horas por dia e têm TV por assinatura, computador, internet, telefone, geladeria, micro-ondas, água, cafezinho e servidores prontos para servir as autoridades. O Senado, por exemplo, disponibiliza sete funcionários para atender parlamentares e convidados da Casa. Um dos servidores tem salário bruto mensal de 31,8 mil reais (21,7 mil reais líquido).

A sala exclusiva para senadores e convidados tem 46 m². O Senado gasta 19,8 mil reais por mês para alugar o espaço e paga pela energia, limpeza e pelas linhas telefônicas. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. O contrato com a Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, foi firmado em dezembro de 2013 e vale até 2018.

O chamado “ponto de apoio” da Câmara no aeroporto existe desde abril desde 2014. Com 42 m², ele fica ao lado do portão 14 do terminal. A sala é compartilhada com ministros do TCU (Tribunal de Contas da União). Lá, deputados e convidados têm direito a café, água, sofá, televisão e computador.

Em um ano, o custo para ocupar o local é de R$ 222.845,88. Além disso, há gastos com energia, limpeza e com as três linhas telefônicas à disposição dos parlamentares e servidores do TCU. O espaço funciona das 7h às 22h. Ao todo, cinco funcionários trabalham no local. A Câmara não divulgou o salário deles.

A sala do Itamaraty é a maior entre as locadas pelos órgão públicos – tem 117,7 m² e fica no primeiro piso, ao lado do portão de embarque doméstico. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, ela é destinada a receber “autoridades estrangeiras e nacionais em missões oficiais internacionais”. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo da Inglaterra quer que pais tirem um curso para educar melhor seus filhos
Rascunho do Imposto de Renda 2016 foi utilizado por 175 mil contribuintes
https://www.osul.com.br/congresso-e-itamaraty-gastam-684-mil-reais-por-ano-com-aluguel-de-salas-vips/ Congresso e Itamaraty gastam 684 mil reais por ano com aluguel de salas VIPs 2016-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar