Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de junho de 2015
Está procurando uma fórmula para diminuir a barriga? Aposte em uma dieta comprometida e em exercícios aeróbicos para queimar muitas calorias e ganhar a cintura que sempre sonhou.
Segundo a nutricionista Karin Honorato, é necessário fazer muito exercício físico, mas a alimentação é primordial. Devem ser levados em conta ainda os fatores genéticos.
O consumo de alimentos que liberam muita glicose ou insulina gera um maior acúmulo de gordura abdominal, conforme a nutricionista. Açúcar e alimentos à base de farinha, mesmo as integrais, contribuem bastante para o acúmulo de gordura.
Para Karin, nem toda gordura é prejudicial. Ela destaca que alguns alimentos – como o azeite, o abacate, as amêndoas e as castanhas – possuem gorduras boas, anti-inflamatórias e que ajudam a diminuir o acúmulo abdominal e a compulsão por doces.
“A aveia, o amaranto e a linhaça são muito importantes para diminuir a gordura abdominal”, diz. Esses produtos ajudam o intestino a funcionar melhor e eliminam o excesso de glicose que circula no sangue. Ela também recomenda o consumo de verduras escuras.
Alerta.
Karin alerta para o cuidado com o consumo de frutas e legumes em excesso, pois geram açúcar no sangue e favorecem o acúmulo de gordura abdominal. Mas, segundo ela, as frutas vermelhas são exceções. “Essas frutas possuem pouco nível de glicose, têm grande ação antioxidante e anti-inflamatória. Elas são excelentes para diminuir a vontade de consumir açúcar.”
As leguminosas como o feijão também são interessantes, declara Karin. A nutricionista ainda recomenda ovos e carnes magras, principalmente os peixes. Ela destaca que esses alimentos podem ajudar a queimar gordura abdominal, mas lembra que cada pessoa tem necessidades específicas. (AG)