Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2017
O verão começou e é preciso ficar atento ao sol. No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele. Por isso, confira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre a exposição solar.
O protetor solar só deve ser usado em dias de sol: MITO
O hábito de se proteger contra o sol deve ser frequente e contínuo. Os raios solares continuam agindo mesmo em dias de mormaço ou chuvosos. Além disso, luzes artificiais como a do computador também danificam a pele.
Quem quer “pegar uma cor” deve usar bronzeador: MITO
Os bronzeadores têm como função acelerar o processo de bronzeamento. E como os raios UVA e UVB são altamente cancerígenos, nenhum tipo de bronzeador é recomendado.
Negros, mulatos e pardos também precisam usar protetor solar: VERDADE
Apesar de ter uma resistência maior aos danos causados pelos raios, o protetor ainda se faz necessário por quem quer manter a saúde e a beleza da pele negra. Os cuidados devem ser os mesmos que se tem com a pele clara, com o uso de fator 30 ou maior.
Passar o protetor solar e entrar na água: MITO
É muito importante seguir as instruções da embalagem e aplicar o produto de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol ou de entrar na água.
Reaplicar o protetor após mergulhar: VERDADE
Um produto eficaz para proteção de queimaduras deve ter FPS 30, no mínimo, e ser reaplicado a cada 2 horas, ou após cada mergulho.
CUIDADOS COM OS CABELOS
No verão os cabelos recebem mais sol e, por vezes, também sofrem com a ação do cloro existente nas piscinas, o sal do mar, o vento e outros agentes nocivos. Para isso, a dermatologista Anna Cecília Andriolo, especialista em tricologia (estudo dos cabelos e pelos) ensina como cuidar bem dos fios para que se mantenham hidratados e com saúde.