Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Conheça o bilionário que quer colonizar o planeta Marte

Compartilhe esta notícia:

Conforme autor de biografia, Elon Musk “quer salvar a raça humana da aniquilação”. (Crédito: Reprodução)

Mark Zuckerberg criou o Facebook. Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Ev Williams, o Twitter. Larry Page e Sergey Brin ficaram famosos pelo Google. Todas empresas faraônicas, mas nenhuma faz frente às grandiosas criações de Elon Musk. Já ouviu falar?

A biografia “Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future”, de Ashlee Vance, sustenta que a única comparação páreo ao sul-africano entre empreendedores do Vale do Silício é Steve Jobs, cultuado fundador da Apple, morto em 2011.

O início da saga é o típico conto de fadas da Califórnia dos anos 2000. Ele deixou a África do Sul rumo ao Canadá, país do qual também é cidadão, e depois para os Estados Unidos, onde se formou em física e economia pela Universidade da Pensilvânia.

Em 1995, ele se mudou para Los Angeles, onde fundou com seu irmão, Kimbal, a Zip2 – um avô do Google Maps que permitia a usuários resenhar estabelecimentos –, vendida quatro anos depois por 307 milhões de dólares, dos quais 22 milhões de dólares foram para Musk.

Quase tudo foi reinvestido na X.com, cujo objetivo era levar serviços bancários à internet. O ano: 1999. Eventualmente, ele percebeu que o negócio era semelhante ao da concorrente Confinity, o que levou a uma fusão que originou o PayPal, vendido por 1,5 bilhão de dólares ao eBay.

De acordo com o autor, ali já era possível perceber que as ambições de Musk eram maiores que a média das de outros empreendedores. Atacar o setor bancário a fim de integrá-lo à rede, naquela época, de fato beirava o inimaginável.

Para Vance, “enquanto Zuckerberg quer ajudar você a compartilhar fotos de bebês, Musk quer salvar a raça humana da aniquilação, seja autoinfligida ou acidental”.

Essa seria a chave para entender por que Musk encarou em suas empreitadas seguintes duas indústrias gigantescas: a de carros, com a montadora de veículos elétricos Tesla, e a aeroespacial, com a SpaceX, que diminuiu drasticamente os custos de viagens ao espaço sideral.

O plano declarado de Musk é construir uma colônia em Marte. Como não fosse ambição suficiente para uma vida, ele pode acabar tornando obsoleto o motor a combustão – e, desse modo, as guerras por petróleo sem sentido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Japoneses querem ser os primeiros a explorar minérios na Lua
Governo dos Estados Unidos procura uma explicação para a fragilidade de seus computadores que permitiram aos chineses descobrir muitos segredos
https://www.osul.com.br/conheca-o-bilionario-que-quer-colonizar-o-planeta-marte/ Conheça o bilionário que quer colonizar o planeta Marte 2015-06-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar