Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2016
O Facebook vai fazer mais uma tentativa de bater o Snapchat, mas desta vez a companhia espera que os brasileiros o ajudem a vencer a batalha. A rede social lançou o Flash, um aplicativo que é basicamente um Snapchat mais leve (tem menos de 25 MB). Há uma linha do tempo efêmera, filtros para as imagens, dá para desenhar ou escrever nos posts e trocar mensagens privadas.
A única diferença operacional é que o Flash sugere amigos do Facebook. Trata-se da mais nova tentativa da empresa de Mark Zuckerberg para conquistar o público jovem, cada vez mais interessado em compartilhar vídeos curtos com os amigos, em vez de publicar textos e fotos na rede social.
O serviço é o primeiro desenvolvido pelo Facebook especificamente para o público brasileiro – por enquanto, a empresa não tem planos de lançá-lo em outros países. “Escolhemos o Brasil porque o povo é muito criativo”, disse George Wang, engenheiro de produto responsável pelo Flash.
Por trás do lançamento do aplicativo, porém, está a estratégia do Facebook de investir cada vez mais alto em vídeo. De acordo com um estudo da Visual Networking Index, os vídeos devem representar 82% de todo o tráfego de internet gerado em 2020 – hoje, eles já representam 70%. “As redes sociais estão mudando”, diz Wang. “E o vídeo está se tornando o centro da experiência.”
Em sua conferência de resultados do terceiro trimestre, Zuckerberg afirmou que os usuários do Facebook já assistem a mais de 100 milhões de horas de vídeos por mês. Ele declarou ainda que planeja colocar o vídeo no centro de todos os serviços da empresa.
Desde que o Facebook tentou comprar o Snapchat em 2013 e teve a oferta recusada, as tentativas de repetir o sucesso do aplicativo de vídeos efêmeros não cessaram. A empresa adicionou recursos similares, como máscaras e adesivos virtuais, no Instagram e até no WhatsApp. Hoje, o Snapchat tem 150 milhões de usuários ativos por dia e a Snap, startup que o desenvolveu, é avaliada em 19,3 bilhões de dólares.
Única diferença operacional entre os aplicativos é que o Flash sugere amigos da rede social. (foto: divulgação)
Rede
O Facebook tenta diferenciar o Flash do Snapchat com alguns recursos interessantes. “O aplicativo ocupa pouco espaço e funciona bem onde a rede é instável”, diz Wang. Os vídeos compartilhados por meio do Flash, por exemplo, demoram mais tempo para desaparecer: 72 horas.
Outro recurso interessante é a integração com o Facebook, o que facilita a conexão à rede de amigos. No rival, é preciso construir uma rede “do zero”. Além disso, o aplicativo funciona mesmo se não houver conexão de internet: neste caso, ele envia automaticamente o vídeo quando a conexão é restabelecida. No Snapchat, é preciso reenviar o vídeo manualmente.
O Facebook também trabalha com parcerias locais para tornar o aplicativo atraente. Os filtros de times de futebol também estarão disponíveis no aplicativo da empresa de Zuckerberg.