Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Conheça os vencedores do prêmio “Pesquisador Gaúcho” de 2021

Compartilhe esta notícia:

Honraria tem como foco neste ano a contribuição da ciência no combate à pandemia. (Foto: Reprodução)

Vinculada à Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou os nomes dos agraciados com o prêmio “Pesquisador Gaúcho” de 2021. A escolha teve a participação de um comitê de assessores científicos.

A edição deste ano da honraria tem como tema “A Ciência a serviço da sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, auxiliando na construção de uma sociedade melhor.

Já está confirmada a realização de uma solenidade virtual de premiação, no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nas redes sociais da Fapergs.

As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 14 categorias de premiação.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas:

Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia.

O certame também contempla estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador e também o empreendedorismo e a inovação com as categorias: Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria. Fazem parte desta edição duas novas categorias:

– Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público;

– Profissional de Comunicação, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.

Fazendo alusão ao tema desta 11ª edição, “A Ciência à Serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia, a premiação terá dois homenageados que, por meio de suas atividades, prestaram um serviço à sociedade:

– Médico-veterinário e professor da Feevale Fernando Rosado Spilki e a jornalista e mestre em medicina Larissa Roso, do jornal “Zero Hora”.

Outro destaque do evento será a entrega da medalha Sylvio Torres, concedida bienalmente, distinção que leva o nome do médico-veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs.

A física e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Márcia Cristina Bernardes Barbosa receberá a medalha Sylvio Torres, por sua contribuição extraordinária para o progresso da ciência.

O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que em terceira edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais.

A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Confira, a seguir, a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

Pesquisador destaque

– Ciências Agrárias – Antônio Costa de Oliveira – UFPel;
– Ciências Biológicas – Marilene Henning Vainstein – UFRGS;
– Ciências da Saúde – Luis Augusto Paim Rohde – UFRGS;
– Engenharias – Sandro Campos Amico – UFRGS;
– Artes, Letras e Linguística – Lilian Cristine Hübner – PUCRS;
– Arquitetura, Urbanismo e Design – Alcindo Neckel – IMED;
– Economia e Administração – Kelmara Mendes Vieira – UFSM;
– Geociências e Oceanografia – Otavio Costa Acevedo – UFSM;
– Educação – Marilia Costa Morosini – PUCRS;
– Jovem Pesquisador – Caroline Dalastra (UFFS);
– Startup Inovadora – Agrega Biotec (Adriana Ambrosini);
– Pesquisador na Indústria – Fabrício Rochedo Conceição (UFPel);
– Pesquisador no Setor Público- Amilton Rodrigo de Quadros Martins (Imed);
– Profissional de Comunicação Científica – Marcelo Gonzatto (jornal Zero Hora);
– Fernando Rosado Spilki – Feevale;
– Larissa Roso – jornal Zero Hora;
– Medalha Sylvio Torres: Márcia Cristina Bernardes Barbosa – UFRGS.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pré-candidatura de Eduardo Leite à Presidência da República deve contar com apoio do paulista Geraldo Alckmin
Brigada Militar apreende armas, munições, drogas e dinheiro em Passo Fundo, no Norte do RS
Deixe seu comentário
Pode te interessar