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Economia Consumo nos lares brasileiros em 2022 tem alta de 2,50% até abril

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Na comparação com abril de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados

Foto: Divulgação
Supermercados podem funcionar, mediante acordo coletivo com os trabalhadores. (Foto: EBC)

O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) acumula alta de 2,50% de janeiro a abril alinhado às estimativas do setor supermercadista de um crescimento de 2,80% no ano. Em abril, o indicador registrou alta de 4,20% ante março.

Na comparação com o mesmo mês de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da Abras. Os indicadores são deflacionados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“O aumento do emprego com carteira assinada no quadrimestre, bem como, os recursos injetados na economia, como o saque extraordinário do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13º salário estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de alimentos”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

A Abrasmercado (cesta de 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – registrou alta de 3,04% em abril e a média de preços da cesta nacional passou de R$ 736,34 em março para R$ 758,72 em abril.

No ano até abril, a alta é de 8,31% e no acumulado de 12 meses atinge 17,87%. Itens básicos da cesta de alimentos acumulam expressiva alta no quadrimestre, como óleo de soja (20,38%), leite longa vida (22,35%), feijão (19,71%), farinha de trigo (15,45%), café torrado e moído (13,22%).

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