Domingo, 28 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Conta de luz dos brasileiros continua sem cobrança extra em julho

Compartilhe esta notícia:

Conforme a Aneel, medida se deve a condições favoráveis à geração de energia. (Foto: EBC)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (24) que a bandeira verde continuará em vigor em julho. Com isso, a conta de luz segue sem cobrança adicional por mais um mês.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

A expectativa da Aneel é que a bandeira verde continue vigente ao longo deste ano, dada à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Reajuste

Nesta semana, a agência aprovou alta de até 64% no valor das bandeiras. Os novos valores entram em vigor em 1º de julho e serão válidos até meados de 2023.

De acordo com a agência, esse reajuste não terá “impacto imediato” para o consumidor porque a bandeira verde está acionada desde 16 de abril — quando deixou de valer a bandeira de escassez hídrica, a mais cara do sistema, que adiciona R$ 14,20 à conta de luz por 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no mês.

A bandeira de escassez hídrica foi criada em setembro do ano passado para compensar os custos adicionais da produção de energia durante a crise hídrica.

Os novos valores são os seguintes:

— Bandeira verde: continua sem cobrança adicional;

— Bandeira amarela: de R$ 1,874 para R$ 2,989 a cada 100 kWh consumidos (+ 59,5%);

— Bandeira vermelha patamar 1: de R$ 3,971 para R$ 6,500 a cada 100 kWh consumidos (+ 63,7%);

— Bandeira vermelha patamar 2: de R$ 9,492 para R$ 9,795 a cada 100 kWh consumidos (+3,2%).

Situação dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia no País, estava em 65,96% na última quinta-feira (23).

No mês em que a bandeira de escassez hídrica entrou em vigor, em setembro de 2021, o armazenamento chegou a alcançar 16,75%, menor nível desde novembro de 2014.

Desde março deste ano, o nível está estável, na casa dos 60%.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Próximo presidente do Tribunal de Contas da União pretende criar ranking de transparência nos municípios
Comitê da Petrobras dá aval para Caio Paes de Andrade assumir a estatal
Pode te interessar