Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Contas de luz vão seguir mais caras neste mês

Compartilhe esta notícia:

País gerou, em média, 1.153 megawatts por mês de energia para o Uruguai e a Argentina. (Foto:Marcelo Casal Jr./Abr)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou  que a bandeira tarifária seguirá  sendo vermelha este mês. Com isto, a conta de luz ficará 5,50 reais mais cara para cada 100 quilowatt/hora consumido. O diretor-geral da agência, Romeu Rufino, já havia previsto que a bandeira continuaria vermelha, por causa da energia.
O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo  com o custo da geração de energia. Em julho, a bandeira  também foi vermelha por causo do uso intenso da energia de usinas termelétricas, que é mais cara  do que a gerada por usinas hidrelétricas.
Com as cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras servem para indicar as condições de geração de energia no País. Se for um mês  com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos, por isso será necessário usar mais energia gerada por usinas termelétricas, que produzem energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás.
As termelétricas ajudam a poupar água dos reservatórios das hidrelétricas, porém o custo de produzir energia com elas é bem mais alto. A bandeira verde  significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos, portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo.
Se a conta da luz vier com bandeira amarela, a tarifa de energia terá acréscimo de 2,50 reais para cada 100 qulowatt/hora consumidos. Já a bandeira vermelha mostra que o custo da geração naquele mês está mais alto, com maior acionamento de termelétricas, e haverá adicional de 5,50 reais a cada 100 quilowatt/hora. Para a Aneel, com o sistema de bandeiras tarifárias, o consumidor poderá identificar qual a cor e reagir a essa sinalização com o uso racional da energia, sem desperdício.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Setenta e um mil brasileiros concentram 22% de toda a riqueza do País
Candidatos à chefia do Ministério Público prometem reforçar investigações sobre o escândalo da Petrobras
https://www.osul.com.br/contas-de-luz-vao-seguir-mais-caras-neste-mes/ Contas de luz vão seguir mais caras neste mês 2015-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar