Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Copa América 2021 Copa América: saiba o que falta para o torneio ficar pronto

Compartilhe esta notícia:

A decisão de trazer a Copa América para o Brasil também foi envolta em desditos. (Foto: Reprodução/Twitter)

A troca repentina da sede da Copa América da Colômbia e Argentina para o Brasil foi uma surpresa, mas não pegou os funcionários da Conmebol – os verdadeiros responsáveis pela realização do torneio – desprevenidos. O estafe já se considera com “expertise” suficiente para lidar com a situação. O torneio já está praticamente pronto, com membros da Conmebol atuando nos estádios, que para eles, é o maior desafio da realização da Copa América.

A maior preocupação é adequar os estádios aos protocolos. O objetivo é deixá-los prontos para as partidas, desde o melhoramento dos gramados, passando pelas vistorias na estrutura e vestiários, até a forma como os jornalistas serão distribuídos nas cabines de imprensa. Além disso, a logística corre contra o tempo para deixar pronto toda a estrutura de viagens e deslocamento das delegações. Com a mudança de sede, todo o planejamento foi descartado e um novo cronograma está sendo elaborado.

O que conta para a Conmebol

Para a Conmebol, o que importa de fato, é que não haja nenhum surto de Covid-19 entre as delegações. A entidade não criou um novo protocolo, apenas replicará o que já é adotado em partidas organizadas por ela. No Brasil, neste ano, já foram feitas 47 partidas de Libertadores, Sulamericana, Recopa e Eliminatórias, sem que houve casos detectados.

O operacional da Copa América está reunido em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde cerca de 130 funcionários terminam os preparativos da competição. Esse número é bem menor do que o habitual. A entidade diminuiu a quantidade de trabalhadores e dirigentes que estarão no Brasil.

O efetivo de jornalistas também será reduzido. Quando a Copa América ainda seria realizada na Colômbia e Argentina, o total de credenciados era de aproximadamente 2.300. No Brasil, o número ainda não está fechado, mas de acordo com a Conmebol a quantidade deve ser de 1/3 desse total.

Quarta mudança de sede

Buscando-se pelo histórico recente da entidade, esta já é a quarta mudança de sede de jogos organizados pela Conmebol desde 2018, antes mesmo do início da pandemia.

A primeira mudança foi a final da Libertadores de 2018, entre River Plate e Boca Juniors. O jogo de volta, que deveria acontecer no dia 24 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez foi adiada porque o ônibus dos jogadores do Boca foi atacado enquanto se dirigia para o estádio. Por razões de segurança, a partida aconteceu apenas em 9 de dezembro, mas em Madri, na Espanha.

No ano seguinte, o primeiro da Libertadores com final única, a sede também foi alterada dias antes da partida. Na ocasião, Flamengo e River Plate jogariam em Santiago no Chile. No entanto, o país passava por diversos protestos, sobretudo na capital. E também por motivos de segurança, a partida foi transferida para Lima, no Peru, a menos de 20 dias antes do jogo.

A última mudança de sede ocorreu na final da Sulamericana de 2019, que seria em Lima, mas foi transferida para Assunção, no Paraguai. A mudança, porém, aconteceu seis meses antes do jogo, o que não causou transtornos para a organização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Copa América 2021

Após polêmica com o Flamengo, Gabigol treina com a Seleção Brasileira e tem evolução de olho na estreia da Copa América
Dona da Smirnoff é a terceira empresa a retirar suas marcas da Copa América no Brasil
https://www.osul.com.br/copa-america-saiba-o-que-falta-para-o-torneio-ficar-pronto/ Copa América: saiba o que falta para o torneio ficar pronto 2021-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar