Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2021
Vacinação lenta e variante delta preocupam autoridades coreanas
Foto: ReproduçãoAutoridades sanitárias da Coreia do Sul registraram nesta quinta-feira (08) o maior número de novos casos de Covid-19 no país em um só dia: foram 1.275 registros novos de coronavírus nas últimas 24 horas.
O primeiro-ministro Kim Boo-kyum alertou para uma quarta onda da pandemia no país, que vinha controlando bem o vírus com medidas rigorosas de isolamento e rastreamento. No entanto, a vacinação ainda patina: o percentual de pessoas completamente vacinadas na Coreia do Sul estava em cerca de 10%, segundo o site Our World In Data.
A preocupação neste momento, dizem as autoridades sul-coreanas, é com jovens entre 20 e 30 anos que ainda não tomaram a vacina. Há, ainda, uma vigilância reforçada contra a variante delta, considerada mais transmissível e que já chegou à Coreia do Sul.
Mesmo assim, com as políticas rigorosas de rastreamento, a Coreia do Sul registra números relativamente baixos para sua população de 51 milhões de habitantes: foram pouco mais de 2 mil mortes desde o início da pandemia.
A expectativa é que, com a nova alta de casos especialmente na capital Seul, a Coreia do Sul volte atrás na flexibilização e retome medidas de confinamento e distanciamento.