Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Coronavírus faz maternidades criarem pré-natal online e transmissão de parto

Compartilhe esta notícia:

Principais consultas ainda são presenciais, mas acompanhamento e esclarecimento de dúvidas são realizados a distância para reduzir o risco de infecção

Foto: Agência Brasil
Pela proposta, a empregada gestante poderá cumprir as atividades à distância, por meio de teletrabalho. (Foto: Agência Brasil)

Os corredores, sala de espera e quartos de uma maternidade costumavam ser locais de encontros e abraços. Com a pandemia do novo coronavírus, essas cenas ficaram no passado e protocolos de distanciamento e restrição de visitas foram implementados.

Visita virtual, pré-natal online e transmissão do parto foram algumas das medidas tecnológicas adotadas pelas maternidades brasileiras. Algumas também estão testando gestantes e acompanhantes e criando alas exclusivas para pacientes com coronavírus.

“Resolvemos fazer releituras, porque não íamos permitir que esse momento da pandemia fosse vivido sem uma solução para os pacientes e famílias. É um momento de imensa alegria e trabalhamos para trazer acolhimento e humanização”, disse o médico Rodrigo Buzzini.

Se antes as gestantes visitavam a maternidade para conhecer as instalações e tirar dúvidas, agora esse processo é virtual. Embora as principais consultas do pré-natal tenham sido mantidas na modalidade presencial, também é possível fazer parte do seguimento online.

“Nossa plataforma de telemedicina não substitui a consulta presencial, mas permite ter contato com a paciente. Na consulta online, consigo saber quem é ela, fatores de risco, quais exames deve fazer e trazer. É um cuidado quase artesanal.” Embora as evidências científicas não sejam definitivas, gestantes são do grupo de risco para complicações da Covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

Apoio

Como as grávidas não podem participar de rodas de conversa ou se encontrar para atividades, a maternidade fez a ponte por grupos online. “Uma paciente que ganha bebê pode postar a foto dele. É uma construção positiva para que tenham a sensação de mais calor humano e proximidade. Nossas enfermeiras participam das interações técnicas”, diz Buzzini.

Cursos para pais também foram para o online. Em vídeo de 40 minutos, são tiradas dúvidas sobre trabalho de parto, amamentação e técnicas de banho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Caixa Econômica Federal autoriza pausa no financiamento imobiliário por dois meses
Após se recuperar do coronavírus, Bolsonaro retoma os trabalhos no Palácio do Planalto
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar