Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Coronavírus: metade das mortes na Europa ocorreu em casas de repouso, alerta a Organização Mundial de Saúde

Compartilhe esta notícia:

As estimativas foram feitas pelo Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington. (Foto: Reprodução)

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, afirmou que até metade das mortes por causa do novo coronavírus em vários países do continente ocorreu em casas de repouso. Ele classificou a situação como uma “tragédia inimaginável” e alertou para o “quadro profundamente preocupante” do impacto da doença nessas instituições, onde os cuidados médicos são “com frequência, notoriamente negligenciados”.

Kluge observou que os profissionais de saúde nas casas de repouso estão muitas vezes sobrecarregados e são, com frequência, mal pagos. Ele também pediu mais equipamentos de proteção para esses trabalhadores, a quem chamou de “heróis esquecidos” da pandemia.

O diretor da OMS alertou ainda que, enquanto em alguns países europeus a pandemia parece se estabilizar ou diminuir de intensidade, a crise ainda está longe de acabar. Segundo Kluge, em torno da metade dos casos e mortes por Covid-19 no mundo ocorreu na Europa. Além disso, na semana passada, os números aumentaram no Leste do continente em países como  Rússia, Turquia e Ucrânia.

Nos EUA

Um levantamento feito pelo The New York Times, no último domingo (19), descobriu que o número de pessoas que moravam ou estavam ligadas a casas de repouso e que morreram pelo novo coronavírus é de pelo menos 7 mil.

Em geral, cerca de um quinto das mortes pelo vírus nos Estados Unidos estão relacionadas a lares de idosos ou outras instituições de assistência. De acordo com levantamento da universidade americana Johns Hopkins, 49.759 pessoas já morreram por causa da Covid-19 no país e 866.646 foram infectadas.

Em entrevistas com mais de duas dúzias de trabalhadores em asilos e abrigos e também com parentes de residentes e especialistas em saúde, surgiu um retrato de um sistema sem equipamentos para lidar com a epidemia e se desintegrando ainda mais em meio à crescente crise.

“Eles são um poço de morte”, disse Betsy McCaughey, ex-vice-governadora de Nova York que fundou o Comitê para Reduzir as Mortes por Infecções, uma campanha educacional que visa interromper infecções adquiridas em hospitais. “Esses lares de idosos já estão sobrecarregados. Eles estão lotados e com poucos funcionários. Um paciente positivo para Covid-19 em um lar de idosos produz uma carnificina.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pela primeira vez, a Itália tem em um único dia mais curados do que novos casos de coronavírus
O número de mortes por coronavírus em Nova York passa de 15 mil
https://www.osul.com.br/coronavirus-metade-das-mortes-na-europa-ocorreu-em-casas-de-repouso-alerta-a-organizacao-mundial-de-saude/ Coronavírus: metade das mortes na Europa ocorreu em casas de repouso, alerta a Organização Mundial de Saúde 2020-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar