Terça-feira, 04 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2016
O Comando de Greve do Cpers-Sindicato está reunido para analisar o documento encaminhado pelo governo do Estado na manhã desta quarta-feira (22) aos representantes dos trabalhadores. Trata-se da resposta ao documento entregue pela categoria na segunda-feira (20). A posição discutida hoje deve ser levada à reunião do Conselho Geral nesta quinta-feira (23), que conta com representantes de todos os núcleos da categoria, e, na sexta-feira, à assembleia geral, que reunirá a categoria no Gigantinho, em Porto Alegre, a partir das 13h30min.
O texto do Executivo reafirma pontos que já haviam sido propostos pelo governo na última sexta-feira (17). Inclui a revogação da portaria que instituía um grupo de trabalho para avaliar o difícil acesso e o prolongamento até o final do ano da discussão sobre o Projeto de Lei nº 44/2016.
A nomeação de professores, a priorização do pagamento da autonomia financeira das escolas e a garantia de repasse de R$ 40 milhões, até o fim do mês de junho, para execução de obras escolares também foram incluídos. O secretário Luís Alcoba de Freitas comentou que o governo abonará as faltas dos grevistas mediante recuperação dos dias parados. “O governo se propôs a adotar a mesma sistemática de períodos anteriores. O ponto será mantido mediante o efetivo cumprimento dos dias letivos, em um calendário que deve ser aprovado pelos conselhos escolares e homologado pelas coordenadorias regionais de Educação”, esclareceu Freitas.