Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas CPI da Covid vai investigar recursos enviados a governadores e prefeitos

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Senado Federal)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A CPI da Covid vai buscar informações sobre a forma como governadores e prefeitos aplicaram os recursos federais para enfrentamento da pandemia, e listar os casos que já se transformaram em investigação de crimes cometidos quanto ao mau uso deste dinheiro. De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o requerimento já aprovado “vai ajudar a acelerar o processo investigativo e evitará que sejam duplicados esforços no sentido de se iniciarem investigações que já estão em curso, favorecendo assim, a eficiência, tanto das Cortes de Contas quanto da própria CPI”, explicou.

O autor do polêmico tratamento para covid-19

Autor de um tratamento que, segundo ele, “dominou o covid-19”, o médico Luis Cristiano Maciel, de São Gabriel, formado pela UFSM e oriundo da Escola de Saúde do Exército, resiste às pressões e garante que não está intimidado com as críticas que recebe de diversos colegas. Mesmo diante de interpelações do Ministério Público e do CREMERS, Luiz Cristiano garante que vai manter o tratamento que aplica em centenas de pacientes “com resultados impressionantes”.

Replicando o tratamento de Manaus

Ele aperfeiçoou o tratamento adotado por um grupo de médicos em Manaus, e que está sob análise da Anvisa. O médico gaúcho explica que “são dois tratamentos que prescrevo, sempre com o consentimento dos pacientes: para a fase um, e o segundo, quando necessário, já para a fase de internação”. Luiz Cristiano afirma que “estou amparado no parecer do Conselho Federal De Medicina que define “a autonomia do médico e do paciente como garantias constitucionais, invioláveis, que não podem ser desrespeitadas no caso de doença sem tratamento farmacológico reconhecido como é o caso da covid-19”.

Tucanos querem deixar definição para 2022

A prudência está dominando hoje o PSDB nacional, segundo indica um levantamento feito pelo Estadão. Dos 27 diretórios, apenas três defendem uma prévia ainda este ano para a definição de eventual candidato à presidência da República. A imensa maioria defende que esta definição seja adiada para 2022. No páreo, os tucanos consideram hoje o governador de São Pulo, João Dória, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Confusão com vacinas de professores

A decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli que interrompeu a vacinação de professores e trabalhadores da área da educação no município de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, causou um alvoroço em todo o Estado. Dezenas de prefeituras já estavam colocando em prática cronogramas de vacinação com base no precedente chancelado pelo Tribunal de Justiça gaúcho. Se a medida não for derrubada, a preocupação é garantir a segunda dose para os professores beneficiados até aqui.

Cherini propõe crédito do PIS/PASEP para Cooperativas

Coordenador da bancada federal gaúcha em Brasília, o deputado federal Giovani Cherini reuniu-se com dirigentes de cooperativas agrícolas gaúchas que pleiteiam a recuperação de créditos tributários de produção, referentes aos anos de 2006 até 2013.

Cherini apresentou uma emenda à Medida Provisória n° 1034, de 2021 (Crédito presumido para PIS/PASEP, para produtos relacionados ao combate da COVID) que garante o crédito também às cooperativas.

Vitória de Lasier contra reajuste de remédios em 2021

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) comemora importante vitória. O plenário do Senado aprovou na noite de quinta-feira por ampla maioria (58 votos sim, 6 não) o seu projeto de lei que barra o reajuste anual dos remédios em 2021, durante a emergência de saúde gerada pela pandemia da covid-19. Protocolado em 17 de março, o PL 939/2021, caso aprovado também na Câmara e sancionado pelo Executivo, vai anular aumentos autorizados este ano, mas sem direito a reembolso de valores pagos a mais.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

STF vai blindar Toffoli na acusação da venda de sentenças?
Urna eletrônica
https://www.osul.com.br/cpi-da-covid-vai-investigar-recursos-enviados-a-governadores-e-prefeitos/ CPI da Covid vai investigar recursos enviados a governadores e prefeitos 2021-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar