Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte CPI quebra sigilo do presidente da CBF

Compartilhe esta notícia:

Cartola é suspeito de corrupção (Foto: Marcelo Moreira/AE)

Foi aprovada na manhã dessa quinta-feira a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, e do empresário Wagner Abrahão, como parte das investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Futebol. O requerimento partiu do senador Romário de Souza Faria (PSB-RJ), presidente da CPI, e pedia a abertura de dados fiscais e bancários de Del Nero desde 12 de março de 2013.

Em relação a Abrahão, a quebra de sigilo diz respeito às informações entre 17 de maio de 2007 e 31 de maio de 2015. Na pauta da CPI, havia também requerimentos para convocar Del Nero e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, mas eles não foram analisados pelo órgão.

Também foram aprovados requerimentos solicitando informações ao TCU (Tribunal de Contas da União), à Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e à própria CBF. Ao TCU, a comissão pediu dados sobre repasses do Ministério do Esporte às federações esportivas. À Junta Comercial, cópias do estatuto e de contratos da CBF. À confederação, os senadores solicitaram contratos e a movimentação financeira da entidade com as federações estaduais e seus dirigentes.

O relator da CPI, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu que não houvesse convocações ou quebra de sigilo no momento. Ele alegou que é preciso primeiro analisar as informações requisitadas para depois saber o que perguntar e o que procurar nos dados sigilosos.

Depoimentos

Romário afirmou que, no momento oportuno, Del Nero e Teixeira serão convidados a depor na CPI. “Não é o momento ideal para chamá-los. Mas vocês podem ter certeza: palavra dada será cumprida. Da minha parte, serão convidados aqui, porque são pessoas que têm muito a nos contar sobre o futebol brasileiro dos últimos anos.”

A comissão aprovou ainda a convocação de Kléber Leite, ex-dirigente do Flamengo e dono da Klefer, empresa de marketing esportivo ligada à Traffic na compra dos direitos de transmissão da Copa do Brasil, investigada pela Justiça dos EUA. Cristian Corsi, presidente da Nike, será convocado para explicar os contratos da empresa de material esportivo com a CBF. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, será convidado a explicar as acusações direcionadas aos negócios entre CBF e Traffic. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Político é expulso pela própria filha de partido ultradireitista francês que fundou
Taxa de desemprego sobe para 7,5% em julho e é maior para o mês em seis anos, diz IBGE
https://www.osul.com.br/cpi-quebra-sigilo-do-presidente-da-cbf/ CPI quebra sigilo do presidente da CBF 2015-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar