Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2023
O deputado federal Arthur Maia (União-BA) presidirá os trabalhos do colegiado, que investigará a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília
Foto: Reprodução de TVA CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) que investigará os atos extremistas de 8 de janeiro foi instalada, na manhã desta quinta-feira (25), no Congresso Nacional.
No primeiro encontro, os deputados federais e senadores elegeram o presidente, os vice-presidentes e a relatora da comissão, que vai apurar os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) presidirá os trabalhos do colegiado. A relatoria ficará a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes serão ocupados pelos senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Magno Malta (PL-ES), respectivamente.
A chapa foi eleita por aclamação, após um debate inicial envolvendo a criação da segunda vice-presidência na comissão. Antes da eleição, a sessão foi presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), o mais velho entre os integrantes da CPMI.
Nos primeiros momentos, antes mesmo da instalação da CPI, houve bate-boca entre os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos do Val (Podemos-ES) – oposicionistas ao governo Lula – e Alencar.
Próximos passos
Os trabalhos podem durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90 – ou seja, a comissão pode funcionar por até seis meses. A CPMI pode aprovar a quebra de sigilos de investigados e pedir, ao final dos trabalhos, o indiciamento de suspeitos.
Com a instalação e a definição do presidente e da relatora da CPMI, a comissão passa à fase de elaboração do plano de trabalho. O colegiado é formado por 16 senadores e 16 deputados federais titulares, com igual número de suplentes.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Que a verdade apareça, independentemente de quem errou. Basta de narrativas, o povo honesto deste país está cansado de tantos factoides e fakes.
Bah. Até parece que o coroné SUCCO tá envolvido nisso. Mas esperemos as investigações . Nasa de CONVICÇÃO, como a EXTREMA DIREITA costuma fazer antes de qualquer julgamento. E o coroné SUCCO é presidente sa comição que apura atos do MST…quaquaqua
Até parece q o Vanderlei Ochoa, maior leitor e comentarista desse jornal está sendo justo, balela pura, todos sabem que não vão encontrar nada contra Deputado Zucco, o obejtivo é bem esse q Vanderlei fez, como aquela deputada esquerdistafez, simplesmente ter algo para acusá-lo mesmo sendo inocente.
Parece que a escola fundamental do MST acrescentou a palavra “COMIÇÃO” ao vocabulário da língua portuguesa 😁