Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cresceu o número de inadimplentes no Brasil em 2018

Compartilhe esta notícia:

Além disso, 77% defendem o aumento de tributos para pessoas muito ricas. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Segundo informações fornecidas pelo Indicador de Inadimplência da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em 2018 o Brasil encerrou o ano com um avanço de 4,41% de contas em atraso em comparação ao ano de 2017. Essa foi a maior elevação do últimos 6 anos, quando a inadimplência cresceu 6,8%.

O estudo realizado pela área de Decision Analytics da Serasa Experian em junho de 2018, revelou que as dívidas até o momento haviam alcançado um montante de R$ 273,4 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.426,00 por pessoa.

A taxa de inadimplência indica o percentual de operações financeiras com atraso superior a 90 dias em relação ao saldo total. Sendo assim, são considerados como inadimplentes, somente pessoas que possuem o pagamento em atraso com mais de 90 dias.

O que acontece quando altas taxas de inadimplência atingem uma empresa?

No ano de 2018, a taxa de inadimplentes no mercado aumentou cerca de 1,98%, colocando cerca de 1,2 milhões de novos nomes a lista de devedores.

As empresas que não estão preparadas para implantar novos sistemas de pagamento e realizarem mudanças são afetadas diretamente. O primeiro a sentir o impacto é a estruturação do planejamento financeiro.

Caso a empresa não tenha realizado um planejamento financeiro com gerenciamento de crise, o investimento será afetado de forma direta, prejudicando o bom funcionamento do negócio.

Não tem como manter uma empresa sem o giro de recursos financeiros. Com as altas taxas de inadimplência, será necessário redirecionar o capital de um projeto para o outro. Caso não seja resolvido o problema de forma definitiva, os fundos se esgotarão.

Dívidas de pessoas físicas

Ao contrário do ano de 2017, onde houve uma queda de 2,7% no volume de dívidas em nome de pessoas físicas, o ano de 2018 apresentou uma alta de 2,75% no mesmo indicador.

Controle da inadimplência

Para contornar a inadimplência os gestores têm acompanhado o fluxo de caixa da empresa e investido em estratégias para a atração e satisfação do cliente, oferecendo descontos e benefícios para incentivar o pagamento das contas em dia.

A elaboração de relatórios mensais possibilitam a visualização da saúde financeira da empresa de forma simplificada. Através da interpretação desses relatórios, é possível identificar quais são os problemas que levam ao atraso dos pagamentos e acompanhar o índice de inadimplência para desenvolver estratégias para a diminuição dessa taxa.

O índice de inadimplência é calculado no varejo considerando os pagamentos que estão atrasados a mais de 90 dias e menos de 180.

O que as empresas têm feito para contornar a inadimplência?

As empresas, no intuito de contornar a inadimplência buscam no mercado maneiras mais atrativas de pagamento para disponibilizar aos clientes, além da prática de atitudes simples que podem influenciar de maneira direta, são elas:

1. Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é um estilo de transação financeira que acontece através da realização do débito automático no cartão de crédito do comprador, que autoriza a empresa a realizar a cobrança de forma direta seguindo a periodicidade acordada.

2. Descontos na antecipação de pagamentos

O pagamento antecipado é um recurso para atrair a atenção do consumidor. O oferecimento de descontos planejados é mais vantajoso do que o risco de uma cobrança não paga. Transforme o seu fluxo de caixa em prioridade!

A opção de promoções e planos semestrais ou anuais, mesmo com os descontos, garantem o recebimento de uma quantidade considerável nos meses iniciais, permitindo o planejamento de gastos futuros.

3. Use lembretes

Uma estratégia bastante eficiente e de simples execução é o envio de SMS e e-mails avisando que o pagamento deve ser efetuado em 5 dias ou períodos menores, reforçando o dia do vencimento.

Alguns softwares de pagamento disponibilizam o recurso de envio de mensagens de forma automática, assim as empresas otimizam o seu tempo e evitam erros de cobrança indevidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Operação Lava-Jato revelou como Beto Richa, o ex-governador do Paraná que está preso, lavou propina de quase 3 milhões de reais
As importações chinesas de soja do Brasil aumentaram 126%
https://www.osul.com.br/cresceu-o-numero-de-inadimplentes-no-brasil-em-2018/ Cresceu o número de inadimplentes no Brasil em 2018 2019-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar