Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cuba promoveu “limpeza social” para receber papa Francisco

Compartilhe esta notícia:

Pontífice chegou sábado à capital Havana e foi recebido pelo presidente Raúl Castro. (Foto: Tony Gentile/AFP)

O governo cubano maquiou partes das cidades de Havana, Santiago de Cuba e Holguín. A capital cubana, conhecida pela decadência, teve os arredores da Nunciatura Apostólica, no bairro La Playa, transformados. Prédios foram pintados, ruas consertadas e limpas. O mesmo havia sido feito para as visitas dos pontífices anteriores que estiveram na ilha, João Paulo II e Bento XVI.

O papa Francisco chegou nesse sábado ao país e foi recebido pelo presidente Raúl Castro. Apesar da mensagem política de abertura que Havana busca transmitir ao mundo, outra maquiagem evidencia o caráter do regime. A Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional afirma que milhares de mendigos, doentes mentais desabrigados e pedintes foram recolhidos e levados a um lugar não revelado.

O objetivo seria manter essas pessoas longe da vista de peregrinos, jornalistas e turistas. Foram detidos também jornalistas independentes e pelo menos 17 membros das “Damas de Branco”, grupo que reúne familiares de presos políticos e protesta participando de missas aos domingos.

Reconciliação

Em discurso após o desembarque, o papa disse que “o mundo precisa de reconciliação”, apontando uma “atmosfera de terceira guerra mundial por etapas que vivemos”. O pontífice também citou a retomada das relações do país com os EUA. “Estamos sendo testemunhas de um acontecimento que nos enche de esperanças: o processo de normalização das relações entre dois povos.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Milhares de migrantes chegam à Áustria apesar das dificuldades
Presidente da Câmara dos Deputados não quer admitir que foi ao encontro de Lula
https://www.osul.com.br/cuba-promoveu-limpeza-social-para-receber-papa-francisco/ Cuba promoveu “limpeza social” para receber papa Francisco 2015-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar