Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Milhares de migrantes chegam à Áustria apesar das dificuldades

Compartilhe esta notícia:

Milhares de refugiados na fronteira da Áustria com a Hungria nesse sábado. (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)

Milhares de imigrantes entraram nesse sábado (19) na Áustria após passar pelos Balcãs para o Norte da Europa, apesar das tentativas de Croácia, Hungria e Eslovênia de conter a chegada de refugiados.

Mesmo depois de a Hungria ter fechado sua fronteira com a Sérvia e anunciado a conclusão de uma cerca de alambrado na fronteira com a Croácia, muitos refugiados conseguiram atravessar o país para chegar à Áustria, conforme constataram os jornalistas da agência de notícias AFP.

De 12 mil a 13 mil imigrantes entraram na Áustria nesse sábado, de acordo com a estimativa do diretor da Cruz Vermelha austríaca, Gerry Foitik, citada pela agência de notícias austríaca APA.

A polícia da Áustria esperava a chegada de aproximadamente 10 mil pessoas, depois que na noite de sexta-feira cerca de 6,7 mil chegaram ao país vindas da Hungria.

Segundo Foitik, 2 mil chegaram à Alemanha e os demais devem passar a noite na Áustria em diferentes centros de refúgio.

Um porta-voz da polícia austríaca, as autoridades húngaras transportaram imigrantes em ônibus para dois centros de registro perto da fronteira. A maioria deles fez em seguida o caminho para a Áustria, sem encontrar resistência das autoridades húngaras.

Outros refugiados chegaram da Sérvia na Croácia, que passou a fazer parte das rotas dos deslocados após o fechamento das fronteiras na Hungria.

A Croácia, que anunciou na sexta-feira ter chegado a um ponto de “saturação” com a entrada de mais de 17 mil pessoas em três dias, pressionou a Hungria com o envio a sua fronteira, de ônibus e trem, milhares de migrantes. Na sexta-feira chegaram 4,4 mil.

O primeiro-ministro croata Zoran Milanovic advertiu que seu país, que não integra o espaço Schengen, vai continuar transportando migrantes para a fronteira com a Hungria.

“A Croácia não vai se transformar no centro de refugiados da Europa”, afirmou Milanovic.

Já a Hungria acusa a Croácia de estimular os migrantes a atravessar “ilegalmente” a fronteira.

A Hungria concluiu nesse sábado a instalação de alambrado em 41 quilômetros da fronteira com a Croácia, pois os demais 330 quilômetros de fronteira entre os dois países estão delimitados pelo rio Drava, muito difícil de atravessar.

Budapeste, que defende a linha dura contra os migrantes, já instalou uma cerca similar nos 175 quilômetros da fronteira com a Sérvia e agora pretende tomar a mesma medida em parte da fronteira com a Romênia.

A ministra croata das Relações Exteriores, Vesna Pusic, chamou de “ironia da História” a instalação de cercas pela Hungria na fronteira com seu país ao recordar, em uma entrevista a uma emissora de rádio búlgara, que “há 26 anos a Hungria estava do outro lado da ‘cortina de ferro'”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Comerciante reage a assalto e mata criminoso
Cuba promoveu “limpeza social” para receber papa Francisco
https://www.osul.com.br/milhares-de-migrantes-chegam-a-austria-apesar-das-dificuldades/ Milhares de migrantes chegam à Áustria apesar das dificuldades 2015-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar