Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Partly Cloudy

Sociedade - Gasparotto Cultura indígena

Compartilhe esta notícia:

O movimentado lançamento do projeto “Nhemonguetá”, no Atelier Jabutipê. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)
Gasparotto   

Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo Tupi.
Da tribo pujante…

Trecho da poesia “Juca Pirama”, de Gonçalves Dias

  • O lançamento do Projeto Nhemonguetá, realizado recentemente no Atelier de Arte Jabutipê, um dos espaços inteligentes do Centro Histórico, teve a presença de lideranças indígenas, representantes dos Grupos de Cantos e Danças Tradicionais Mbyá, antropólogos e outros interessados em apoiar a causa.
  • O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte) de Porto Alegre, e será executado ao longo de 15 meses. O resultado será a produção de um documentário de etnoficção sobre os conselhos entoados pelos Grupos de Cantos e Danças tradicionais Mbyá e os mitos centrais de sua cultura. O foco está nas crianças Mbyá e suas aprendizagens e ensinamentos através das canções e da tradição oral. Serão focadas três comunidades da região metropolitana de Porto Alegre: Tekóa Pindó Mirim, em Itapuã, Jataity, no Cantagalo e Nhundyna Estiva. A estreia do documentário está prevista para julho de 2017.
  • Em colaboração com os Mbyá, será realizado um inventário audiovisual do patrimônio imaterial do Nhendeerekó – modo de ser Guaraní. Valorizando as memórias e as novas gerações Mbyá, o projeto propõe a afirmação da singularidade indígena contemporânea. A iniciativa, que tem integral apoio do meu espaço, estimula respeitar a cultura dos índios, primeiros habitantes do país.
  • O lançamento se completou com exposição de obras artesanais que seguramente refletem uma autenticidade no colorido e formas que merecem destaque em qualquer ambiente de bom gosto, como se pode conferir em muitos dos interiores e residências em várias latitudes.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sociedade - Gasparotto

Acalento colorido
LANÇAMENTO – “Poemas de Brinquedo” é o novo livro interativo do artista Álvaro Andrade Garcia
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Sociedade - Gasparotto Nova etapa

Sociedade - Gasparotto Pierrô & colombina

Sociedade - Gasparotto Carnaval no circo

Sociedade - Gasparotto Agenda