Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2025
Em todo o mundo, o Brasil é reconhecido pela qualidade do futebol nacional e os torcedores brasileiros reforçam esse reconhecimento, mantendo acesa a paixão pelo esporte e torcendo de forma intensa por seus times.
As competições brasileiras, com destaque para o Brasileirão, são um fenômeno cultural e social que desde sempre têm motivado a criação de comunidades com comportamentos de torcida próprios. Esses comportamentos, no entanto, são também mutáveis e se adaptam aos novos tempos, sendo que a maior mudança pode ser verificada atualmente, já que a era digital alterou o que significa “ser torcedor”, criando um espaço de maior interação, interatividade e no qual o acompanhamento do esporte se tornou imediato e permanente.
Hoje, assistimos a um momento no qual o torcedor não fica somente na arquibancada. Em vez disso, ele se envolve na torcida online, aproveitando as transmissões de streaming, os fóruns e comunidades virtuais, as redes sociais e as apostas de futebol, para desse modo estar mais presente em cada momento da equipe além dos 90 minutos da partida.
Mas, afinal, como é o acompanhamento dos times na era digital? O que significa ser torcedor nesse mundo tecnológico? Saiba mais.
Torcedor: o que mudou para os fãs de futebol
O relacionamento dos fãs de esportes, incluindo do esporte rei, com os times mudou na era digital. A facilidade de acessar as transmissões de streaming, de saber as estatísticas em tempo real ou de poder acompanhar todos os desenvolvimentos, opiniões e críticas nas redes sociais demonstra como a inovação tecnológica influenciou os torcedores no modo como acompanham seus times.
Torcer por um time não é mais uma atividade passiva! Hoje, qualquer fã de futebol pode criar conteúdos, analisar jogos ou fazer comentários em espaços virtuais de acesso público, aproveitando plataformas como o YouTube, os fóruns ou as redes sociais. Além disso, também é também possível fazê-lo em aplicativos de mensagens como o WhatsApp para grupos restritos, criando verdadeiras comunidades baseadas em interesses comuns.
As plataformas digitais e seu papel na torcida
Além de oferecerem um espaço para o compartilhamento de conteúdos, plataformas como o X, o YouTube, o Instagram, o Twitch ou o Facebook fomentam os interesses individuais, apresentando feeds personalizados com base nos interesses dos usuários. O uso dos algoritmos é, por isso, aliado na difusão de conteúdos esportivos, que geram maior interesse pela modalidade e cativam novos torcedores.
Além disso, essas plataformas facilitam o acesso à informação e permitem que torcedores fiquem mais próximos dos times, já que podem seguir as redes oficiais de cada equipe ou até de jogadores específicos.
Atualmente, muitas informações oficiais e internas são divulgadas por esses meios em primeira mão, demonstrando a importância das plataformas digitais para o torcedor moderno.
Apostas esportivas: outro aspecto a considerar
Os fãs de futebol são também, muitas vezes, apostadores online. As apostas esportivas estão hoje amplamente presentes no Brasil, sendo que muitas casas de apostas são, inclusive, patrocinadoras dos principais times nacionais.
As apostas esportivas são encaradas como uma forma de rentabilizar os conhecimentos do torcedor, mas também como uma experiência coletiva, já que muitas vezes as temáticas das conversas se baseiam nos palpites, prognósticos, odds e resultados dos jogos, criando um senso de pertencimento e uma emoção que simula a do estádio. Além disso, a própria consolidação digital dessas marcas e a introdução das apostas ao vivo veio reforçar esse sentimento, cativando um maior número de apostadores.
Os dados mais recentes indicam que cerca de 15% da população maior de idade aposta em esportes no Brasil. Lembramos que é importante apostar com inteligência para que essa atividade seja positiva para os torcedores.
Os atletas influenciadores
Outro aspecto curioso da era digital é como o seguimento de alguns atletas nas redes sociais lhes permitiu uma segunda carreira como influenciadores digitais.
Hoje são muitos os atletas que aproveitam suas plataformas para divulgar outros projetos ou defender causas, usando a popularidade das redes para engajar o público e motivar a adesão a novas causas ou ideias.
Além dos atletas influenciadores, encontramos ainda outros digital influencers que criam sua popularidade do zero, fazendo comentários esportivos, analisando as casas de apostas ou fazendo outros conteúdos relacionados com os esportes.
O mundo todo está mudando com a inovação tecnológica e, hoje, o impacto do digital é bem visível em várias áreas da vida cotidiana. O mundo dos esportes é um dos espaços em que podemos verificar o impacto da tecnologia, incluindo no modo como os fãs do futebol interagem com a modalidade.
Hoje, a torcida é bem diferente! Mais do que assistir às partidas no estádio ou num bar, o torcedor pode hoje assistir aos jogos online, seguir o time e seus atletas famosos, fazer comentários ou criar conteúdos próprios sobre o esporte, e ainda fazer apostas esportivas online.
Uma maior proximidade e uma presença mais constante permitem, assim, intensificar a paixão pelo futebol e criar verdadeiras comunidades em torno de um mesmo interesse: os esportes.