Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades De A a Whey: quais são (e para que servem) os suplementos alimentares

Compartilhe esta notícia:

Os benefícios dos suplementos alimentares são muitos. Como o próprio nome sugere, eles complementam a nossa alimentação. (Foto: Reprodução)

Ganhar massa magra, ter mais energia durante o treino, dar aquela ajudinha ao processo de emagrecimento, mas também aumentar a imunidade, controlar a insulina e até aumentar a libido… os benefícios dos suplementos alimentares são muitos. Como o próprio nome sugere, eles complementam a nossa alimentação – afinal, nem todo mundo consegue ser um exemplo a seguir à mesa. Mas, afinal, para que eles servem e como devemos usá-los?

Para conhecermos melhor os tipos de suplementos, pedimos para a nutricionista Cátia Ruthner e para o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) elencar os mais famosos e importantes do mercado e explicar todos os benefícios de cada um.

Mas, antes de escolher um suplemento pra chamar de seu, veja o aviso de Cátia: “Todo indivíduo deve fazer uma avaliação com um nutricionista ou médico para verificar as carências nutricionais e a real necessidade de fazer uso de um suplemento alimentar”.

1. Whey Protein

O whey protein é uma proteína de rápida absorção que resulta em fortalecimento dos músculos e também no ganho de massa muscular. Hoje o mercado oferece várias versões para atender as necessidades e prioridades de cada indivíduo, como:

Whey Isolado: É um suplemento obtido a partir do soro do leite, possui um alto valor biológico e pequena quantidade ou até ausência de carboidratos e gordura.

Whey Hidrolisado: O Whey Hidrolisado passa por um processo chamado hidrólise em que as cadeias de proteína são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção.

Whey Concentrado: Fabricado pela técnica de ultra filtragem, esse tipo segura moléculas grandes de proteína e contém gordura e lactose. Sua capacidade de absorção é um pouco mais lenta, pode ser absorvido até 80% pelo nosso organismo.

Whey Vegano: É composto por proteínas vegetais para atender um público que não consome proteína animal ou possuem alguma alergia alimentar. Também é uma proteína de alto valor nutricional e boa digestibilidade.

2. BCAA

É um suplemento composto pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina, que estão presentes em 19% das nossas proteínas musculares. Como os BCAAs são metabolizados nos músculos, e não no fígado, eles podem fornecer energia durante o exercício prolongado.

3. Glutamina

A Glutamina é constituída por aminoácidos não essenciais, que também são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, logo são indispensáveis ao organismo. De forma resumida, esses aminoácidos formam blocos de construções das proteínas, os quais beneficiam o transporte de nitrogênio até os músculos. Ou seja, ela beneficia o processo de ganho de massa magra para aqueles que desejam hipertrofia. O aminoácido também exerce um papel importante no sistema imunológico.

4. Creatina

A creatina pode ser obtida por meio de consumo de peixe e carne vermelha, mas a suplementação provoca um aumento de até 20% nas concentrações de creatina muscular, potencializando a performance durante a atividade física. De forma geral, o produto aumenta a força muscular, proporcionando treinos mais intensos e ajudando no ganho de massa muscular. Como efeito negativo provoca retenção hídrica.

5. Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são excelentes para a melhora do sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares, garante o bom funcionamento do cérebro e ainda auxilia na performance durante atividades físicas, elevando a potência aeróbica e a força muscular. Os peixes de águas frias, como salmão, e a semente de linhaça são as melhores fontes da substância, mas ela também é encontrada em cápsulas.

6. Colágeno Hidrolisado

É um suplemento alimentar obtido a partir de ossos e de cartilagens de origem bovina, podendo ser utilizado para promover a produção de colágeno pelo nosso corpo. O colágeno auxilia na melhora da qualidade de pele, unhas e cabelos, auxilia no fortalecimento de articulações e coadjuvante em tratamentos de osteoporose.

7. Vitamina D

A vitamina D tem como principal função auxiliar a absorção do cálcio pelos ossos, regulando o metabolismo ósseo e as quantidades adequadas de Cálcio e fósforo circulantes no sangue. Também fortalece o sistema imunológico, desempenha importante papel na saúde vascular e previne o envelhecimento precoce.

8. Zinco Quelado

É um mineral com papel fundamental no bom funcionamento do organismo. O Zinco atua no funcionamento do sistema imunológico e reprodutor, no metabolismo das proteínas e carboidratos.

9. Picolinato de cromo

Ajuda a manter níveis adequados de glicemia durante o treino uma vez que modula a secreção de insulina e, por isso mesmo, também ajuda no emagrecimento, uma vez que o excesso de insulina dará ganho de peso.

10. HMB (Ácido Hidroxi Metil-Butirico)

Complemento rico em cálcio e fósforo que além de auxiliar na contração muscular, promove efeito anti-catabólico auxiliando para que não haja destruição de massa magra no pós-treino.

11. Palatinose

Carboidrato de rápida absorção muito utilizado para dar energia e fornecer aporte de glicose durante o treino.

12. DHEA

Está proibido de ser comercializado no Brasil, mas é bastante comercializado nos EUA e Europa. Promove aumento de libido e melhora da disposição para treinar. Como precursor da testosterona gera discreto aumento de massa magra e diminuição da gordura corporal.

13. Maca Peruana

Suplemento com fama de afrodisíaco, melhora libido tanto em homens quanto em mulheres. Aprimora também os níveis de testosterona sanguíneos e com isso aumenta disposição para o dia-a-dia e para realização de atividades físicas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Saiba por que cartas de Van Gogh sugerem que pintor sofria de transtorno bipolar
Cólica normal não existe. O normal é não ter cólica
https://www.osul.com.br/de-a-a-whey-quais-sao-e-para-que-servem-os-suplementos-alimentares/ De A a Whey: quais são (e para que servem) os suplementos alimentares 2024-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar