Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece De engenheiro a chef de cozinha, Vico Crocco é um dos expoentes do atual cenário gastronômico do RS e do País

Compartilhe esta notícia:

O chef Vico Crocco (D) e equipe, em sua cozinha na zona sul de Porto Alegre. Fotos: Letícia Remião

Vico Crocco é um dos expoentes do atual cenário gastronômico do RS, mas já deixa sua marca no país afora através da realização de eventos e projetos diferenciados que contribuíram para elencar seu nome entre os principais chefs de cozinha que vem pontuando o segmento local na última década. Exemplos não faltam.

Um deles, o comando e coordenação das 13 cozinhas no Maracanã, durante a Copa do Mundo de 2014, a convite da conceituada chef Neka Mena Barreto. Também esteve no comando do I Bistrô da chef Morena Leite, no Hotel Gran Mercure do Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas de 2016. No verão de 2017, a atividade ganhou palco no Café de La Musique, em Trancoso, na Bahia, aonde Vico assinou o cardápio e ficou à frente da operação.

No Stúdio Crocco, o ambiente é rústico, unindo objetos à natureza, criando um estilo único no local, com muita personalidade. Fotos: Letícia Remião.

Com Morena, participou de uma projeto na França, a implantação de um menu idealizado por Morena Leite e executado por Vico do Café del’ Homme, no Terraço do Trocadéro, com vista para a Torre Eiffel durante 6 meses em 2017.

Na Embaixada da Italia, em Roma, assim como na da França, em Paris, ele aliou seu nome ao lançamento do projeto Raíz, durante a temporada na europa em 2017 uma promoção do Sindmóveis e da APEX (Agência Brasileira de Promoção e Exportação e Investimentos), apresentando aos visitantes os sabores brasileiros do pinhão e do aipim.

A decoração do espaço, de enorme bom gosto, compartilha estilo junto à natureza. Foto: Letícia Remião

Em Punta del Este no Uruguai, a cidade de São Paulo, a Bahia e a própria capital gaúcha integram, entre outras, esta agenda de realizações que sublinham o trabalho especializado em eventos privados e coorporativos e na implementação de projetos de gastronomia de longo ou curto prazo que vem sendo praticado pelo chef gaúcho, de norte a sul.

A temporada do verão de 2018 do Café de La Musique/Trancoso tem novamente o toque do chef, esse ano ele está fazendo toda a curadoria gastronômica do incrível parador baiano, seu parceiro Bruno Celente, junto à equipe, ficou à frente da execução da cozinha, “uma ótima parceria” como aponta Crocco.

O conteiner-cozinha é um laboratório de criações gastronômicas. Foto: Letícia Remião

Jovem (36), criativo e sem medo de ousar, esta caminhada de sucesso teve início na Europa, onde passou 12 anos (2000-2012). O objetivo era finalizar o curso de Engenharia Mecânica e Administração, que cursava em Munique/Alemanha, deslumbrando uma carreira de sucesso. O primeiro estágio, na BMW, apontava nesta direção. Enquanto estudava, as atividades paralelas como garçon e depois como lavador de pratos e assistente de cozinha ganharam corpo. Foi assim, que descobriu sua verdadeira paixão pela gastronomia. Era o momento certo de dar uma guinada na vida, dando início a uma invejável trajetória, tendo a gastronomia como ponto alto.

O ingresso na escola alemã JRE Akademie, localizada em Rio Mosel, uma das regiões que produz um dos melhores vinhos Riesling do mundo veio a seguir. Trabalhou com o chef Ulf Dörge, no restaurante/wine/bar Walter & Benjamin. Na sequência, ingressou no Landahaus St. Urban em Naurath Wald, o hotel restaurante do conceituado chef Harald Rüssel com uma estrela Michelin e conhecido por ser o ícone da gastronomia local e regional da Alemanha com um toque delicado e conteporaneo. Na Bélgica, a experiência se deu com o chef Peter Grossens, que se mantém à frente de um dos melhores restaurante do planeta, o Hof Van Cleve, destacado com 3 estrelas no Guia Michelin.

Bom gosto em cada detalhe. Foto: Letícia Remião

Da Europa ele retornou à terra natal, onde instalou o que ele define de cozinha laboratório, em um conteiner totalmente equipado. É onde Vico Crocco pratica sua gastronomia contemporânea, que ele define como “um olhar ao simples, uma volta às origens”. Panelas, utensílios, ingredientes, temperos, somados a técnica, experiência e conhecimento, dão forma a cardápios muitas vezes inusitados. Sabores, aromas e texturas compõem mesclas instigantes, que pontuam a elaboração da culinária praticada pelo chef, capaz de conquistar qualquer adepto ou curioso pelos prazeres da boa mesa.

O local, o Studio Crocco, transformado em “restaurante” de portas fechadas, é diferenciado pelo bom gosto da decoração, integrada à natureza, e que leva a assinatura da mãe (Heloísa) artista e designer e do irmão (Thomaz), também designer. Quando não está envolvido em outros projetos, é lá que Vico oferta jantares a grupos fechados, promove eventos, recebe amigos e testa receitas com sensibilidade e criatividade, unindo, bem viver e realização pessoal ao preparo de menus saudáveis e de qualidade. (Clarice Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Hugh Grant tem o seu quarto filho em quatro anos alternando duas mulheres. Entenda
Mansão de Michael Jackson está à venda por 385 milhões de reais
https://www.osul.com.br/de-engenheiro-chef-de-cozinha-vico-crocco-e-um-dos-expoentes-do-atual-cenario-gastronomico-do-rs-e-do-pais/ De engenheiro a chef de cozinha, Vico Crocco é um dos expoentes do atual cenário gastronômico do RS e do País 2018-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar