Sexta-feira, 03 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia De olho no Brasil, Argentina zera imposto de exportação para carros

Compartilhe esta notícia:

A decisão atende a uma reivindicação antiga da Associação de Fabricantes de Automotores da Argentina.

Foto: Marcelo Camargo/ABr
A decisão atende a uma reivindicação antiga da Associação de Fabricantes de Automotores da Argentina. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O governo da Argentina iniciou a redução gradual do imposto sobre a exportação de veículos e de outros produtos industriais, medida que deverá zerar a alíquota até junho de 2027. O objetivo é aumentar a competitividade da indústria local, impulsionar as exportações e ampliar a presença dos automóveis argentinos em mercados estratégicos, principalmente o Brasil, principal comprador dos veículos produzidos no país vizinho.

A redução começou neste mês e faz parte do pacote de medidas econômicas do presidente Javier Milei para diminuir a carga tributária sobre o setor produtivo. Atualmente, a alíquota incidente sobre as exportações de veículos é de 4,5% e será reduzida em 0,375 ponto percentual por mês até ser completamente eliminada. A política também alcança segmentos como os de produtos petroquímicos, químicos, borracha e máquinas industriais.

Em comunicado, o governo argentino afirmou que a iniciativa busca “proporcionar alívio fiscal às empresas e aumentar a competitividade das indústrias e do setor produtivo argentino no exterior”. A expectativa é que a redução dos custos estimule investimentos, preserve empregos e fortaleça as exportações do país.

O Brasil deverá ser o principal mercado beneficiado pela medida. Cerca de 70% das exportações da indústria automotiva argentina têm como destino o mercado brasileiro, resultado da integração produtiva entre os dois países no âmbito do Mercosul. Modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Fiat Cronos, Fiat Titano, Peugeot 208 e Peugeot 2008 estão entre os veículos fabricados na Argentina e comercializados no Brasil.

A decisão atende a uma reivindicação antiga da Associação de Fabricantes de Automotores da Argentina (Adefa). O presidente da entidade, Rodrigo Pérez Graziano, comemorou o anúncio e afirmou que a previsibilidade é essencial para o planejamento da indústria.

“Foi estabelecido um caminho claro e previsível que se estenderá até meados de 2027. A certeza nas regras do jogo é uma condição essencial para que os fabricantes locais planejem seus planos de produção, exportação e investimento”, declarou.

Apesar da redução da carga tributária, especialistas avaliam que o impacto sobre os preços dos veículos vendidos no Brasil deverá ser limitado. O professor Ricardo Balistiero, do Instituto Mauá de Tecnologia, estima que a diminuição do custo para as montadoras será próxima de 2%, percentual que pode não ser integralmente repassado ao consumidor.

“A diminuição dos preços ainda é muito pequena perto da competitividade dos carros chineses que entram no Brasil. Não consigo enxergar grande reflexo sobre nossa economia”, afirmou.

Para o especialista em reforma tributária Vitor Pina, da CLA Brasil, a medida corrige uma distorção existente no sistema tributário argentino.

“São pouquíssimos os países que cobram imposto sobre exportação de veículos. Na prática, a Argentina não está criando uma vantagem competitiva; está eliminando uma desvantagem que existia em relação aos demais produtores”, explicou.

O setor automotivo representa uma das principais atividades industriais da Argentina, respondendo por parcela significativa das exportações do país. Com a redução gradual do imposto, o governo Milei aposta no fortalecimento da indústria nacional e na ampliação das vendas externas em um cenário de maior concorrência internacional, especialmente diante do avanço das montadoras chinesas nos mercados da América Latina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Autoridade eleitoral confirma vitória de Keiko Fujimori na eleição do Peru
Justiça Eleitoral manda tirar do ar vídeo postado por petista que retrata Tarcísio como o boneco assassino Chucky
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x