Quinta-feira, 12 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 10 de junho de 2025
O Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento global para 2,3% neste ano e alertou que a década de 2020 está a caminho de registar o desempenho mais fraco de todas as décadas desde os anos 1960, devido às tensões comerciais entre EUA e China e à incerteza política.
Em janeiro, a instituição financeira, com sede em Washington, havia projetado crescimento da economia internacional de 2,7%. Quando divulgou suas previsões naquele mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não havia tomado posse.
Desde que chegou à Casa Branca, em 20 de janeiro, Trump tem anunciado medidas protecionistas, com elevação de tarifas sobre seus parceiros comerciais, especialmente a China. Além dos efeitos das tarifas em si sobre o comércio internacional, o Banco Mundial cita a incerteza com o vaivém das taxas e seus efeitos sobre a cadeia de suprimentos.
Se a revisão nas projeções do banco se confirmar, o ritmo de expansão do PIB global em 2025 será o menor em 17 anos, fora as recessões de 2009 e 2020, associadas à crise financeira global e à pandemia de Covid-19, respectivamente.
Com base em suas previsões atuais, o Banco Mundial também alertou que o crescimento global nos primeiros sete anos desta década está a caminho de uma média de 2,5%, a mais lenta para qualquer década desde os anos 1960.
“A economia mundial hoje está mais uma vez passando por turbulências. Sem uma rápida correção de rumo, os danos aos padrões de vida podem ser profundos”, escreveu Indermit Gill, economista-chefe do Banco Mundial, no relatório Global Economic Prospects (Perspectivas para a Economia Global).
“A discórdia internacional – sobre o comércio, em particular – derrubou muitas das certezas políticas que ajudaram a reduzir a pobreza extrema e expandir a prosperidade após o fim da Segunda Guerra Mundial”, continua.
A instituição apontou que os rumos da economia global melhorariam se as tensões comerciais diminuíssem e se os governos controlassem os empréstimos e se concentrassem na criação de empregos.
“O crescimento pode ser menor se as restrições comerciais aumentarem ou se a incerteza política persistir, o que também pode resultar em um acúmulo de estresse financeiro”, alertou no relatório.
O Banco Mundial reduziu as previsões de crescimento para quase 70% de todas as economias. Os EUA crescerão 1,4% neste ano, cerca de 0,9 ponto percentual a menos, segundo as projeções. A previsão da China, no entanto, permaneceu inalterada em 4,5%.
Já os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento devem crescer 3,8% em 2025, contra 4,1% na previsão de janeiro.
A zona do euro e o Japão devem crescer 0,7%, um rebaixamento de 0,3 ponto percentual e 0,5 ponto percentual, respectivamente. As informações são da agência de notícias Bloomberg.