Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Defesa Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza nova ferramenta de atendimento ao cidadão

Compartilhe esta notícia:

A utilização do novo mecanismo de atendimento vai permitir mais agilidade nos atendimentos de emergência

Foto: Divulgação/Defesa Civil
A utilização do novo mecanismo de atendimento vai permitir mais agilidade nos atendimentos de emergência - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que atua no Codec (Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil), desenvolveu um assistente automatizado de atendimento ao cidadão. A partir de agora, ao entrar em contato pelo Whatsapp com o Codec pelo número (51) 98401-2527, a pessoa interage com um sistema que identifica qual tipo de atendimento está sendo solicitado.

De acordo com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o objetivo da iniciativa é garantir agilidade na resposta para quem precisa da Defesa Civil ou do Estado, fornecendo orientações claras sobre diversos assuntos.

A ferramenta foi desenvolvida por integrantes da Defesa Civil gaúcha, com apoio da empresa Botmaker, que presta serviços para o Sicredi. As duas empresas disponibilizaram um time de desenvolvedores, que trabalharam para a operacionalização da solução. A empresa Meta contribuiu isentando de custos o serviço. Também colaboram com a iniciativa a Compass UOL e equipes da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Como funciona

Se o cidadão solicitar um resgate urgente ou informar alguma emergência (como atendimento médico, por exemplo), ele interage com ferramenta, que verifica informações essenciais: quantas pessoas precisam de ajuda e a localização para onde o resgate especializado do Corpo de Bombeiros Militar do RS deve ser direcionado.

Se forem identificadas situações de risco iminente, um atendente humano assume a demanda e verifica qual a necessidade e solicita dados mais específicos.

Além de demandas de emergência, podem ser acessadas, por meio da ferramenta, orientações a respeito de doações, informações sobre itens de ajuda humanitária, localização de abrigos públicos e rotas possíveis em rodovias. Esses dois últimos serviços utilizam dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Comando Rodoviário da Brigada Militar, respectivamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo federal publica portaria sobre compra de arroz para lidar com impactos de chuvas no Rio Grande do Sul
Equipes de saúde mental dão suporte a desabrigados pelas cheias em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/defesa-civil-do-rio-grande-do-sul-disponibiliza-nova-ferramenta-de-atendimento-ao-cidadao/ Defesa Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza nova ferramenta de atendimento ao cidadão 2024-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar