Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2015
Com a trégua das chuvas e da queda de granizo no Rio Grande do Sul, aos poucos as famílias atingidas, que ficaram desalojadas, começaram a voltar para suas residências. O nível dos rios está baixando, no entanto, a Defesa Civil gaúcha segue em estado de alerta.
O rio dos Sinos, em São Leopoldo, estava quase 2 metros acima do normal nesse sábado. O gravataí, que tem como altura usual 3 metros, estava em 4,62 metros em Gravataí e em 4,26 metros em Alvorada. O rio Jacuí, na região das Ilhas, estava 25 centímetros mais cheio.
O rio Caí, em Montenegro, ultrapassava em 30 centímetros o normal, e em São Sebastião do Caí estava abaixo do nível. O Uruguai, em Uruguaiana, também se encontrava aquém do normal.
Ao todo, 230 famílias, o que representa 963 pessoas, continuavam em abrigos ou na casa de familiares pelo Estado. Desde o dia 16, 14.575 famílias (61.584 pessoas) foram atingidas pelos eventos climáticos, que causaram prejuízos em ao menos 89 municípios gaúchos.
Emergência
A Defesa Civil segue dando assistência às cidades e monitorando a situação dos rios e do tempo no Estado. Conforme informações dadas por prefeituras, oito municípios decretaram situação de emergência. São eles: Taquara, Santa Maria do Herval, Capela de Santana, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Campinas do Sul, Sarandi e Rio Grande.