Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Defesa de Lula desiste dos habeas corpus que apontam suspeição de desembargadores

Compartilhe esta notícia:

A estratégia da defesa de Lula é apostar as fichas na suspeição de Sérgio Moro

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Com a decisão, o ex-presidente Lula volta a ser elegível. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Lula desistiu de dois habeas corpus que apontam a suspeição dos desembargadores João Pedro Gebran Neto e Carlos Eduardo Thompson Flores, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), com sede em Porto Alegre, no caso do sítio de Atibaia (SP).

A desistência foi homologada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), na quinta-feira (04). Segundo informações do site Consultor Jurídico, o objetivo de Fachin era levar os habeas ao plenário virtual da 2ª Turma do STF já na sexta-feira (05), apontar que os desembargadores não são suspeitos e, com isso, esvaziar a discussão em torno de um outro processo que corre na Corte: a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na ação do triplex em Guarujá (SP), que deve entrar em pauta no primeiro semestre deste ano e é considerado um caso mais forte.

Conforme o ConJur, o ministro quer preservar o legado da Lava-Jato e evitar que a discussão sobre a atuação de Moro contamine os demais processos tocados pelo MPF (Ministério Público Federal) do Paraná. A estratégia da defesa de Lula é apostar as fichas na suspeição de Moro.

Suspeição

Ao apontar a suspeição dos desembargadores, a defesa do ex-presidente argumentou que Thompson se mostrou parcial ao dizer que a sentença de Moro no caso do triplex era “irretocável” e “irreparável”. Na ocasião, o magistrado era presidente do TRF-4, e o recurso do sítio ainda não havia sido julgado pela Corte.

Quanto a Gebran Neto, relator da apelação do sítio, os advogados de Lula argumentaram que existe uma relação de amizade entre o desembargador e Moro e que a sentença do ex-juiz no caso do triplex foi reaproveitada por Gebran na elaboração da condenação envolvendo o sítio de Atibaia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O Brasil envia grupo a Israel, de olho no “spray milagroso”
Boato no WhatsApp exagera os gastos do Supremo e inventa o cargo de “auxiliar de cadeira”
https://www.osul.com.br/defesa-de-lula-desiste-de-habeas-corpus-que-apontam-suspeicao-de-desembargadores/ Defesa de Lula desiste dos habeas corpus que apontam suspeição de desembargadores 2021-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar