Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2024
Quatro times se classificaram para representar o Brasil na competição: Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense.
Foto: Vítor Silva/BotafogoNessa quinta-feira (5) foi realizado o sorteio dos grupos para o Mundial de Clubes 2025, que acontece do dia 15 de junho de 2025 ao dia 13 de julho. Quatro times se classificaram para representar o Brasil na competição: Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense.
O Palmeiras vai encarar o Inter Miami, de Messi e Suárez. Enquanto o Botafogo medirá forças com o PSG e Atlético de Madrid. O Flamengo vai encarar os ingleses do Chelsea e o Fluminense caiu no grupo do Borussia Dortmund, atual vice-campeão da Champions League.
O torneio será disputado nos mesmos moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com cada equipe fazendo três partidas na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançando para as oitavas de final, para então se iniciar a fase de mata-mata em jogo único.
— Confira a seguir os grupos:
Grupo A
* Palmeiras
* Porto (Portugal)
* Al Ahly (Egito)
* Inter Miami (EUA)
Grupo B
* PSG (França)
* Atlético de Madri (Espanha)
* Botafogo
* Seattle Sounders (EUA)
Grupo C
* Bayern de Munique (Alemanha)
* Auckland City (Nova Zelândia)
* Boca Juniors (Argentina)
* Benfica (Portugal)
Grupo D
* Flamengo
* Espérance de Tunis (Tunísia)
* Chelsea (Inglaterra)
* León (México)
Grupo E
* River Plate (Argentina)
* Urawa Red Diamonds (Japão)
* Monterrey (México)
* Inter de Milão (Itália)
Grupo F
* Fluminense
* Borussia Dortmund (Alemanha)
* Ulsan (Coreia do Sul)
* Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Grupo G
* Manchester City (Inglaterra)
* Wydad Casablanca (Marrocos)
* Al Ain (Emirados Árabes)
* Juventus (Itália)
Grupo H
* Real Madrid (Espanha)
* Al Hilal (Arábia Saudita)
* Pachuca (México)
* RB Salzburg (Áustria)
O primeira brasileiro a estrear na competição será o Palmeiras. A equipe de Abel Ferreira faz seu primeiro jogo contra o português Porto. O Botafogo encara o Seattle Sounders, enquanto o Flamengo tem vida fácil logo de cara, contra o Espérance da Tunísia, e o Fluminense pega o poderoso Borussia Dortmund.
Além dos quatro times brasileiros, o torneio conta com dois argentinos, 12 europeus, cinco da América Central, quatro da África, quatro da Ásia e uma equipe da Oceania.
De acordo com a Fifa, a organizadora do torneio, os 32 times foram divididos nos oito potes para “garantir equilíbrio competitivo e diversidade geográfica” na competição. A divisão entre os representantes de cada confederação nos potes foi de acordo com os rankings continentais. No pote 1, ficaram os quatro melhores times do ranking da Europa e os quatro melhores times do ranking da América do Sul. O pote 2 tem apenas equipes europeias: os outros oito participantes do continente que garantiram vaga no Mundial.
No pote 3 ficaram os dois melhores times dos rankings dos seguintes continentes: Ásia, África e Américas Central e do Norte. E também os outros dois representantes da América do Sul. O pote 4 ficou com os outros times classificados para o torneio, incluindo os representantes da Oceania e do país-sede.