Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Delação de empreiteira deu origem a operação de Polícia Federal que mira construtoras

Compartilhe esta notícia:

PF e MPF detalham fraudes em obras de ferrovias, em Goiânia (Foto: AG)

O esquema de fraudes em construção de ferrovias, apurado pela operação “O Recebedor”, deflagrada em conjunto pela PF (Polícia Federal) e MPF-GO (Ministério Público Federal em Goiás), nesta sexta-feira (26), foi descoberto após um acordo de leniência firmado com a construtora Camargo Corrêa.

De acordo com o procurador da República, Hélio Telho, a empresa simulava contratos com o escritório de advocacia Elo Dourado e Elccon Engenharia e parte do honorário era utilizado para pagar a defesa do ex-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias (empresa estatal ferroviária ligada ao Ministério dos Transportes) José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves, junto ao Tribunal de Contas da União e à Justiça.

Ainda segundo Telho, a Camargo Corrêa afirmou ter pago 800 mil reais em propina. “A partir das provas que a construtora apresentou nós tivemos acesso a quebra do sigilo fiscal de outras companhias e identificamos o pagamento para três empresas, que teriam sido utilizados para o pagamento da propina”, destacou. Juquinha prestou depoimento na sede da PF em Goiânia, nesta manhã, após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e condução coercitiva.

A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira em Goiás, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao todo, são cumpridos sete mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão no País. Segundo o MPF-GO, o objetivo da operação é o de recolher provas sobre o pagamento de propina para a construção das Ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, bem como prática de cartel, lavagem de dinheiro e superfaturamento. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Menino de 16 anos ganha prêmio e vai passar um mês morando em hotel com uma atriz pornô
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou complô para desatar conflito com a Colômbia
https://www.osul.com.br/delacao-de-empreiteira-deu-origem-a-operacao-de-policia-federal-que-mira-construtoras/ Delação de empreiteira deu origem a operação de Polícia Federal que mira construtoras 2016-02-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar