Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Bruno Laux | 11 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Reforço orçamentário
Em busca de recursos para o monitoramento de agressores e o fortalecimento de casas de acolhimento, a deputada federal Maria do Rosário (PT) protocolou projeto de lei que eleva para 30% a parcela da arrecadação das apostas de quota fixa, as “bets”, encaminhadas para o Fundo Nacional de Segurança Pública. A matéria também obriga que, do total de recursos do fundo, ao menos 30% sejam aplicados em ações de prevenção ao feminicídio.
Vazio de proteção
O relatório final da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os Feminicídios ocorridos no RS, apresentado nessa terça-feira, reúne 95 propostas para reafirmar e viabilizar o compromisso dos governos federal e estadual na redução das mortes de mulheres. Relatora do colegiado, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) destaca que 70% dos municípios gaúchos não têm nenhum equipamento de proteção às vidas femininas, o que demanda ações em diferentes pontos do Estado com recursos permanentes.
Mensagem ao Legislativo
O governador Eduardo Leite apresentou nessa terça-feira sua última mensagem anual à Assembleia Legislativa, destacando avanços em diferentes áreas durante oito anos de gestão. Entre as prioridades para seu último ano de mandato, Leite elencou a recriação da Loteria Estadual, a aplicação do piso nacional do magistério, a criação do Fundo Estadual do Bem-estar Animal e o encaminhamento para que municípios fora da área da Corsan possam viabilizar a solução para garantir as metas do Marco Legal do Saneamento até 2033.
Juventude no Campo
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber (PSB) sinalizou que buscará diálogo com o Executivo gaúcho para agilizar o pagamento dos contratos já assinados do programa Agrofamília Jovens e a liberação dos novos recursos. A Frente, que teve sua primeira reunião oficial na segunda-feira (9), também deve trabalhar pela reinstalação do Conselho Estadual da Juventude e a criação do Comitê de Juventude Rural.
Agenda habitacional
Em visita a Porto Alegre, o ministro das Cidades, Jader Filho, participa nesta quarta-feira do ato de celebração da contratação de 10 mil moradias pelo Compra Assistida – modalidade do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Reconstrução criada para atender as famílias impactadas pela catástrofe climática de 2024. O chefe ministerial também cumprirá agenda em Venâncio Aires, onde participa da inauguração do Residencial Morada das Lavandas, com 112 unidades habitacionais.
Gratificação estendida
A prefeitura de Porto Alegre encaminhou à Câmara Municipal o projeto que amplia o alcance da gratificação para professores e especialistas da rede municipal que atuam na área da educação especial. A proposta estende o benefício para profissionais em funções técnicas, pedagógicas, de coordenação, supervisão, assessoramento, planejamento ou gestão relacionadas ao segmento.
Recuo industrial
Levantamento do Sistema FIERGS aponta que o Índice de Desempenho Industrial do RS recuou em 1,3% no acumulado de 2025, diante da queda de 3,5% no faturamento real do setor e da redução de 1,8% nas compras industriais. O presidente da Federação, Claudio Bier, associa a retração às incertezas com as contas públicas, à redução das exportações em decorrência das tarifas impostas pelos Estados Unidos e, principalmente, à taxa elevada de juros.
Golpe do Judiciário
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre mensagens falsas de SMS que utilizam o nome da instituição para ameaçar usuários com supostos bloqueios de bens e CPFs. O Judiciário gaúcho reforça que não envia mensagens de texto para cidadãos e orienta a população a jamais clicar em links suspeitos para evitar o roubo de dados pessoais e financeiros.
Segurança feminina
A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB) apresentou nessa terça-feira ao presidente do TJRS, Eduardo Uhlein, o projeto de sua autoria que assegura às mulheres o direito de consultar, junto à Polícia Civil, se seus atuais ou futuros companheiros possuem registros policiais por crimes de violência doméstica ou contra a dignidade sexual. A discussão da matéria, em tramitação no Legislativo, ocorre na esteira da escalada de feminicídios no RS, que já soma 13 casos desde o início do ano.
Economia estrutural
A Defensoria Pública do Estado recebeu nessa terça-feira, do Governo Federal, o direito de uso de dois imóveis em Porto Alegre e Santa Maria, pelo prazo de 10 anos, através do Programa de Democratização de Imóveis da União. A medida deve gerar economia imediata aos cofres públicos com a suspensão de aluguéis, permitindo que os recursos sejam redirecionados para a qualificação do atendimento aos assistidos.
Concurso confirmado
Nas redes sociais, o secretário de Sistema Penal e Socioeducativo do RS, Jorge Pozzobom, anunciou a abertura de um novo concurso público da Polícia Penal, com cerca de 3 mil vagas. Com oportunidades para Técnico Superior Penitenciário, o certame já conta com aprovação do Executivo e terá o edital lançado em breve.
Dano em serviço
A Comissão de Finanças do Legislativo gaúcho deve votar nesta quinta-feira o projeto do deputado Guilherme Pasin (PP) que protege agentes públicos de cobranças automáticas por danos em viaturas ou ambulâncias durante serviços de urgência e emergência. A proposta estabelece que o ressarcimento ao Estado só poderá ser exigido após a conclusão de processo administrativo que comprove dolo ou culpa do condutor, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Homenagem às Missões
O tema “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição” conduzirá as festividades tradicionalistas dos Festejos Farroupilhas 2026. Anunciada nesta terça-feira pela Comissão Estadual responsável pelos eventos, a temática homenageia o quadricentenário das Missões no território gaúcho.
Defesa civil
O governo federal autorizou nessa terça-feira o repasse de R$ 1,02 milhão para o município de Veranópolis executar ações de resposta a desastres naturais. O recurso integra um montante de R$ 1,58 milhão liberado pela Defesa Civil Nacional para municípios atingidos por eventos climáticos extremos.
* Bruno Laux (@obrunolaux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Jornalismo honesto e ético são fundamentais para a democracia. Isenção é ética, honestidade e respeito ao leitor são características de quem realmente usa a profissão para divulgar a verdade dos fatos, sem distorções ou viés politiqueiro.. manipular o eleitor é crime. Parabéns Laux. Pampa infestada de ” profissionais” empregando a mídia para fins politiqueiro, no rádio, TV e jornal. Impressionante a desonestidadee e manipulação da informação.
Mas tú é ingênuo mesmo! Não vês que isso gera tráfego? Você mesmo posta reclamações TODOS OS DIAS! Não te dá conta que isso gera monetização por causa dos anúncios? Eles quere isso sim!
Se a sua opinião for publicada na seção de cartas ou comentários dos leitores, não há qualquer tipo de remuneração. É considerado um exercício de cidadania e participação democrática.. MELHOR INFORMAR-SE MELHOR.
Não, tu não entendeu: o próprio fato de você VISITAR/ACESSAR o site de “O Sul” mesmo que seja só para ler já gera “views” pros anunciantes… e você visita esse site aqui “infestada de ” profissionais” empregando a mídia para fins politiqueiro”… eles daí vendem essa ideia de acessos pros anunciantes… MELHOR INFORMAR-SE MELHOR sobre impulsionamento na internet…
Se a sua opinião for publicada na seção de cartas ou comentários dos leitores, não há qualquer tipo de remuneração. É considerado um exercício de cidadania e participação democrática.
Desisto… tu não entendeu nada… basta tu ACESSAR esse site pra gerar lucro pra eles… pede auxílio pros teus colegas aí no Labfab que eles vão te explicar… joguei a toalha… ?
Eu sei disso. E qual é o problema?? Seu eu quero ler, não posso?
Claro que pode! Mas tenhas em mente que estás lendo isso estás ajudando a “infestada de ” profissionais” empregando a mídia para fins politiqueiro” Pampa…