Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flavio Pereira Deputados protocolam pedido da CPI dos Pedágios. Federações discordam

Compartilhe esta notícia:

No mesmo dia em que o pedido da CPI das concessões rodoviarias foi protocolado na Assemblria Legislativa, FARSUL, FIERGS, SETCERGS e Transforma RS emitiram nota discordando da decisão. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa recebeu ontem (04) o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios, proposta pelo deputado Paparico Bacchi (PL). A iniciativa, protocolada com 19 assinaturas, pretende apurar “possíveis irregularidades técnicas, jurídicas, financeiras e de interesse público nos contratos de concessão de rodovias estaduais do Programa RS Parcerias, com foco nos Blocos 1 e 2, ainda em fase preliminar de licitação, e na execução do Bloco 3, Caminhos da Serra Gaúcha”, justifica o pedido.

Entidades discordam do pedido de CPI

Em nota, a FARSUL, FIERGS, SETCERGS e Transforma RS manifestam “preocupação institucional e contrariedade com a proposta de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sem a devida caracterização de fato determinado.”

As entidades sustentam que “a instauração de uma CPI sem delimitação clara de objeto, ainda mais em um tema complexo e em curso, tende a produzir ruídos desnecessários, criando percepções equivocadas que acabam repercutindo no ambiente econômico, na imagem do Estado e na confiança de investidores — elementos fundamentais especialmente no momento em que o Rio Grande do Sul precisa ampliar sua capacidade de atração de investimentos”.

As entidades defendem ainda, “de forma republicana e responsável, que o debate sobre infraestrutura seja feito em fóruns adequados, técnicos e transparentes, capazes de reunir especialistas, órgãos de controle, setor produtivo, sociedade civil e o próprio Parlamento” e se colocam à disposição para colaborar, oferecendo dados, estudos, experiências e contribuições técnicas que possam fortalecer o debate público.

TRE marca para domingo eleição para vaga de um vereador

Um fato incomum deve ocorrer no próximo domingo (7): eleitores do município de Braga, localizado no norte do Rio Grande do Sul, irão às urnas para escolher um novo vereador. O município tem 2.893 eleitores. A eleição decorre do falecimento do vereador no primeiro ano de mandato e a inexistência de suplente do mesmo partido. Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que o mandato obtido no sistema proporcional pertence ao mesmo partido político pelo qual o parlamentar foi eleito, podem concorrer candidatos apenas do PP. Dois candidatos concorrem à vaga: Vitória Caroline Della Libera e Everton Della Libera.

Vilmar Zanchin eleito presidente da Unale

Eleito por unanimidade, o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) será o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para o exercício de 2026. A entidade representa os 1.059 deputados das 26 assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A eleição ocorreu durante o 28º encontro nacional da Unale, encerrado ontem, em Bento Gonçalves. O evento contou com mais de 1,5 mil inscritos de todos os estados do Brasil, incluindo 200 parlamentares. Zanchin será o terceiro gaúcho a comandar a entidade com três décadas de atuação, depois de Alexandre Postal e Ciro Simoni.

Faculdade de Medicina da Ulbra recebeu Comenda Porto do Sol

Por proposição do vereador Alexandre Bobadra (PL), a Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Porto Alegre recebeu a Comenda Porto do Sol, em sessão extraordinária realizada ontem no Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Porto Alegre.

– Receber a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre é uma honra. Reconhece não só a Faculdade de Medicina, mas a instituição, destacou o vice-presidente da Ulbra, João Pedro Melke.

Amcham Brasil: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA

A propósito das notícias indicando que o mês de novembro registrou o quarto recuo consecutivo das exportações brasileiras para os Estados Unidos, com queda de 28,1%, a Amcham Brasil, maior entidade multissetorial do país e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos encaminhou ao jornalista Flavio Pereira esta nota, assinada pelo seu presidente, Abrão Neto:

“Desde a aplicação das tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, em agosto, o desempenho das vendas externas tem sido negativo”.

A retração tem sido generalizada, atingindo tanto itens submetidos a sobretaxas quanto produtos não tarifados, como petróleo e celulose. Observa-se, entretanto, que a redução registrada em novembro foi menor do que a de outubro, o que pode sinalizar um início de recuperação após as recentes isenções concedidas a itens relevantes da pauta exportadora agroindustrial.

Ainda assim, sobretaxas de até 50% seguem incidindo sobre mais de 1/3 das exportações brasileiras aos Estados Unidos, contribuindo de forma significativa para o resultado negativo do fluxo bilateral.

Brasil e Estados Unidos têm intensificado o diálogo em alto nível — um caminho que deve ser aprofundado, com vistas a um acordo bilateral capaz de reduzir as sobretaxas, normalizar as condições de acesso ao mercado americano e aprofundar a cooperação em temas de interesse comum.

A Amcham Brasil reforça seu compromisso em colaborar com governos e setor privado na busca de soluções estruturais que fortaleçam a parceria econômica entre Brasil e Estados Unidos.”

Por Flávio Pereira

tags: Política

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flavio Pereira

Governo Lula vê brecha para realinhar a relação com o Senado depois de medida do ministro do Supremo Gilmar Mendes
https://www.osul.com.br/deputados-protocolam-pedido-da-cpi-dos-pedagios-federacoes-discordam-2/ Deputados protocolam pedido da CPI dos Pedágios. Federações discordam 2025-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar