Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Desarticulada quadrilha suspeita de fraudar mais de 40 concursos públicos no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Mandados são cumpridos em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho (Foto: Marjulie Martini/MP/Divulgação)

O Ministério Público Estadual cumpre nesta terça-feira (15) seis mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho. A ação, denominada Operação Cobertura, investiga fraudes em licitações de concursos públicos municipais.

Pelo menos 40 certames – a maioria na modalidade carta-convite – estão sob suspeita. Conforme o coordenador das investigações, o promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, uma quadrilha composta por sócios de sete empresas fraudaram o caráter competitivo de licitações desde 2010. Há indícios, ainda, de lavagem de dinheiro.

Investigações

No ano passado, a promotora de Justiça Vanessa Casarin Schütz percebeu indícios da ocorrência de fraude em certames de Jacuizinho (quando à frente da Promotoria de Justiça de Salto do Jacuí) e no município de Passa-Sete (quando em substituição na Comarca de Sobradinho).

Foi constatado que, quando uma das empresas candidatava-se para participar de uma licitação por carta-convite, uma empresa indicava as demais para participarem da licitação, com a combinação prévia para que dessem valores que cobrissem o custo da pré-determinada como vencedora. Em Bento Gonçalves, um mandado de busca é cumprido na prefeitura pela Promotoria de Justiça. Em Jacuizinho, os mandados de busca e apreensão são cumpridos na prefeitura, secretarias municipais e residências. Nas demais cidades (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo), os alvos são empresas e residências.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mais de 500 mil migrantes chegaram às fronteiras da União Europeia em 2015
Empresa aérea indiana proíbe 125 funcionários de voar por estarem acima do peso
https://www.osul.com.br/desarticulada-quadrilha-suspeita-de-fraudar-mais-de-40-concursos-publicos-no-rs/ Desarticulada quadrilha suspeita de fraudar mais de 40 concursos públicos no Rio Grande do Sul 2015-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar