Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Desembargadores concederam habeas corpus a João de Deus e ao filho dele, mas o médium vai continuar preso

Compartilhe esta notícia:

O médium está preso em Goiânia desde o dia 16 de dezembro do ano passado. (Foto: Reprodução)

Desembargadores da 1ª Câmara Criminal do TJ-GO (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás) concederam, nesta terça-feira (12), habeas corpus em favor do médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, e de seu filho, Sandro Teixeira, segundo informações da Agência Brasil.

No total, foram 4 votos a 1 a favor da libertação dos réus. O julgamento havia sido interrompido na quinta-feira passada (7) e foi retomado nesta terça. Apesar do resultado, João de Deus permanecerá preso, já que existem outros mandados de prisão contra ele em processos a que responde na Justiça. O médium está preso em Goiânia desde o dia 16 de dezembro do ano passado.

Já Sandro Teixeira deixou o presídio de Goianápolis, a cerca de 50 quilômetros de Goiânia, no início da noite desta terça-feira, segundo informações do portal de notícias G1. O habeas corpus concedido a Sandro refere-se a uma ação penal em que o filho do médium de Abadiânia (GO) é acusado, juntamente com o pai, pelos crimes de coação de testemunha e corrupção ativa, em um caso que teria ocorrido em 2016.

João de Deus é réu em duas ações penais decorrentes de denúncias feitas pelo Ministério Público de Goiás envolvendo casos de abuso sexual a frequentadoras da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde o médium prestava atendimento espiritual. Ele nega todas as acusações.

Defesa

De acordo com informações divulgadas pelo Correio Braziliense, um dos advogados de João, Alex Neder comemorou a decisão. “É uma conquista muito importante, porque a Justiça está reconhecendo que vê um excesso de acusação. De três prisões, viu que essa não tem fundamento e já modificou a situação”, disse.

A defesa afirma, ainda, que está recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter os outros dois pedidos de prisão. “Hoje foi uma grande conquista e nós vamos continuar lutando pelo direito de liberdade do senhor João”, pontuou Neder, acrescentando que o médium está com a saúde debilitada na cadeia e já chegou a perder 20Kg.

Junto ao habeas corpus, a Justiça expediu uma Medida Cautelar, proibindo que pai e filho se aproximem da testemunha que teria sido coagida. Segundo o TJ-GO, ela hoje estaria morando em São Paulo. Para o advogado de Sandro, tal decisão foi “desnecessária”. “No depoimento, ela [testemunha] narra que o Sandro nunca a procurou, que o João nunca a procurou. O Sandro nunca deu motivo para uma situação dessa. Ele nunca esteve coagindo ninguém. A medida cautelar é totalmente desnecessária, porque ele nunca cometeu um ato que fosse próximo a isso”, justificou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

No Facebook, um dos suspeitos de participar da morte da vereadora Marielle criticava os direitos humanos
A Assembleia Legislativa gaúcha decidiu acabar com a ajuda de custo para os deputados reeleitos
https://www.osul.com.br/desembargadores-concederam-habeas-corpus-a-joao-de-deus-e-ao-filho-dele-mas-o-medium-vai-continuar-preso/ Desembargadores concederam habeas corpus a João de Deus e ao filho dele, mas o médium vai continuar preso 2019-03-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar