Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Fair

Porto Alegre Desligamento programado de energia poderá causar falta de água em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Se chegar a faltar água, o Dmae prevê que o abastecimento se normalize até a noite.

Foto: Alex Rocha/PMPA
O fornecimento de água deve ser normalizado a partir da madrugada de sexta-feira. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) informa que poderá faltar água neste sábado (5) na área de abrangência da Ebat (Estação de Bombeamento) Carlos Gomes, que inclui os bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Petrópolis e Três Figueiras. O motivo é o desligamento de energia pela CEEE para efetuar melhorias na rede elétrica do bairro Jardim Botânico, entre 8h e 13h. Se chegar a faltar água, o Dmae prevê que o abastecimento se normalize até a noite, podendo demorar mais nas partes altas da região. A CEEE alerta que, em caso de chuva forte, o trabalho não será realizado.

Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. Isso porque a distribuição só se reinicia depois que os reservatórios das estações de bombeamento estão com nível suficiente para retomar o bombeamento. Caso contrário, os motores queimam.

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e às pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

Após o serviço, a água pode retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Brique da Redenção recebe exposição de obras em prol dos bondes históricos
Daer fiscaliza transporte clandestino de passageiros no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar