Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Deslizando na borda do Sol: a sonda da Nasa quebra dois recordes históricos perto do enorme astro

Compartilhe esta notícia:

A sonda Parker da agência espacial norte-americana NASA continua alcançando sucessos históricos. (Foto: Reprodução)

A sonda solar mais proeminente da Nasa, a Parker, voltou a bater seus próprios recordes. Durante sua constante jornada se aproximando cada vez mais da superfície solar, a sonda Parker se consolidou novamente como o aparelho mais rápido desenvolvido por humanos. Além disso, a nave espacial fez uma aproximação inédita da superfície do Sol.

De acordo com informações publicadas no portal oficial da Nasa, foi confirmado que a sonda se encontra em bom “estado de saúde” e que, segundo o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins – entidade que controla esta missão, em 29 de janeiro o aparelho espacial conseguiu fazer sua quarta aproximação enviando sinal de “estado A” para a Terra como uma forma de indicar que continua ativo e operável.

Deste modo, Parker ultrapassou os recordes registrados em 2018. Em aproximadamente de dois anos atrás, a sonda registou uma velocidade de 247.000 km/h, estando a 42,7 milhões de quilômetros do Sol.

Acredita-se que o aparelho continue batendo seus próprios recordes até 2024, ano em que a sonda poderá chegar a 6,9 milhões de quilômetros de distância do Sol.

Missão científica

A Nasa anunciou que selecionou a SpaceX para o lançamento da missão Plankton, Aerossol, Cloud, ocean Ecosystem (PACE) em um Falcon 9 partindo de Cabo Canaveral, na Flórida, em dezembro de 2022. Segundo a agência o contrato está avaliado em US$ 80,4 milhões, cobrindo o lançamento e outros serviços relacionados. A SpaceX declarou que o lançamento usará um Falcon 9 “já testado em voo”, ou seja, um onde o primeiro estágio do foguete foi lançado em uma ou mais missões.

“A SpaceX tem a honra de continuar apoiando as missões críticas de observação científica da Nasa, lançando o PACE, que ajudará a humanidade a entender, proteger e preservar melhor nosso planeta”, afirmou Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, em comunicado da empresa.

A sonda PACE de 1.700 kg e operará em uma órbita síncrona ao sol a uma altitude de 676,5 quilômetros. Ela levará o Ocean Color Imager, uma câmera operando de ultravioleta a infravermelho de ondas curtas que permitirá estudos do fitoplâncton no oceano, além de dois polarímetros para estudar as propriedades de nuvens, aerossóis e do oceano. A missão tem um custo total de US$ 805 milhões.

“A missão PACE representa o próximo grande investimento do país na compreensão e proteção de nosso planeta”, disse a Nasa no comunicado anunciando o contrato de lançamento.

Atualmente a SpaceX tem quatro missões científicas da Nasa (DART, IXPE, Sentinel 6A e SWOT) em seu manifesto de lançamentos futuros, além de sete missões de transporte de carga e três missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Um cacique que atua como vereador na cidade gaúcha de Tenente Portela foi condenado a 14 anos de prisão
Uma comissão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul vai elaborar um plano de carreira único para os servidores do Judiciário no Estado
https://www.osul.com.br/deslizando-na-borda-do-sol-a-sonda-da-nasa-quebra-dois-recordes-historicos-perto-do-enorme-astro/ Deslizando na borda do Sol: a sonda da Nasa quebra dois recordes históricos perto do enorme astro 2020-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar