Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Detectadas estrelas em explosão que geram “espetáculos” de luz dramáticos no espaço

Compartilhe esta notícia:

Telescópios infravermelhos podem dar uma ideia melhor de quantas vezes essas explosões ocorrem. (Foto: NASA)

Estrelas em explosão geram espetáculos de luz dramáticos. Telescópios infravermelhos como o Spitzer podem ver através da névoa e dar uma ideia melhor de quantas vezes essas explosões ocorrem.

Um novo estudo usando dados do telescópio espacial Spitzer recentemente aposentado pela NASA (agência espacial americana) relata a detecção de cinco supernovas que, passando despercebidas na luz óptica, nunca foram vistas antes.

Como revelado, por meio de comunicado, o Spitzer viu o universo em luz infravermelha, que atravessa nuvens de poeira que bloqueiam a luz óptica – o tipo de luz que nossos olhos veem e que supernovas não obscurecidas irradiam com mais intensidade.

Para procurar supernovas escondidas, os pesquisadores analisaram as observações do Spitzer de 40 galáxias empoeiradas.

Como detalhado pela NASA, com base no número encontrado nessas galáxias, o estudo confirma que as supernovas realmente ocorrem com a frequência esperada pelos cientistas.

Essa expectativa é baseada na compreensão atual dos cientistas de como as estrelas evoluem. Estudos como esse são necessários para melhorar essa compreensão, seja reforçando ou desafiando certos aspectos dela.

A “discrepância de supernovas” – isto é, a inconsistência entre o número de supernovas previstas e o número observado por telescópios ópticos – não é um problema no universo próximo.

Lá, as galáxias diminuíram o ritmo de formação de estrelas e geralmente são menos empoeiradas. Em regiões mais distantes do universo, porém, as galáxias parecem mais jovens, produzem estrelas em taxas mais altas e tendem a ter maiores quantidades de poeira.

Essa poeira absorve e espalha a luz óptica e ultravioleta, impedindo-a de alcançar os telescópios. Portanto, os pesquisadores há muito raciocinam que as supernovas perdidas devem existir e são simplesmente invisíveis.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Lily Collins celebra final das gravações de “Emily em Paris”
Supostos lagos subterrâneos de Marte podem ser de argila em vez de água
https://www.osul.com.br/detectadas-estrelas-em-explosao-que-geram-espetaculos-de-luz-dramaticos-no-espaco/ Detectadas estrelas em explosão que geram “espetáculos” de luz dramáticos no espaço 2021-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar